Diagnóstico dos recursos hídricos de Gaspar está sendo preparado

Com a finalidade de traçar um diagnóstico sobre a situação dos recursos hídricos em Gaspar, foi realizado na noite desta terça-feira, 23, um encontro entre representantes de associações de moradores, de ONGs, além de técnicos do SAMUSA (Serviço Autônomo Municipal de Saneamento) e do Departamento de Meio Ambiente. A discussão faz parte da série de eventos que está sendo programada para esta 10a Semana da Água, que tem como tema "O que as prefeituras vão fazer com os nossos rios".

De acordo com uma reunião anterior realizada no Auditório da Bunge, em agosto, os principais problemas identificados são: extração de areia, alteração do curso d'água, remoção da mata ciliar e das encostas, ocupação irregular, despejo de esgoto e óleos, erosão e utilização de agrotóxicos no cultivo de arroz.

"Acreditamos que o diagnóstico irá apontar para essas questões também. A conclusão dos trabalhos será apresentada na sexta-feira, dia 26, na Câmara dos Vereadores, a partir das 18h", destaca a diretora de Saneamento do SAMUSA, Vanessa de Souza.

Preocupado com questões relativas ao meio ambiente e à importância do saneamento, o município de Gaspar foi o primeiro no estado a sancionar lei estabelecendo uma Política Municipal de Saneamento, em julho do ano passado. Na prática, permitindo com meios e diretrizes, a implantação de programas e ações relacionadas ao saneamento junto à comunidade. O município também tem investido em projetos de conscientização ambiental, em parceria com a Fundação Bunge, e conquistado importantes parcerias na viabilização de projetos de saneamento integrado, como por exemplo, através do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, na região conhecida com "Marinha", no loteamento Jardim Primavera.

Sobre a Semana da Água

A semana acontece do dia 22 ao dia 27 de setembro e é uma promoção de diversas entidades, entre elas o SAMUSA (Serviço Autônomo Municipal de Saneamento), a Secretaria de Educação, o Departamento de Meio Ambiente, o Comitê do Rio Itajaí-Açu, a ONG Amigo das Águas e a empresa Bunge Alimentos.

Na quinta-feira, 25, acontecerá a Assembléia "Brinque de Prefeito", na Bunge, reunindo alunos, professores e comunidade em geral. A Assembléia será realizada das 8h às 17h. Na sexta-feira, 26, a partir das 18h, os resultados do projeto "Brinque de Prefeito" e da oficina "Diagnósticos dos Rios de nosso Município" serão apresentados na Câmara de Vereadores.

No sábado, a partir das 8h será realizada uma visita à Reserva Figueira Branca, na Bunge, e um passei náutico com saída do Posto Julinho, no Centro, e chegada na Bunge. Durante toda a semana, haverá exposição de trabalhos sobre a água no hall da Prefeitura. As escolas podem também agendar visitas às Estações de Tratamento de Água.

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar