A secretária do Desenvolvimento Econômico, Márcia da Rocha e o secretário de Agricultura e Abastecimento, José de Oliveira, participaram da reunião para elaborar o primeiro roteiro dos quatro que farão o Turismo Rural na região.
A reunião foi no semana passada em Rio dos Cedros, uma das cidades que também farão parte desse roteiro, juntamente com Indaial e Timbó.
Esse projeto piloto não deve parar as atividades dos agricultores, apenas agregar valor a propriedade rural. Será uma forma de conhecer a prática das propriedades que fazem parte do roteiro e incentivar a agricultura familiar.
"Será mais uma fonte de renda alternativa para os proprietários das propriedades", comentou a secretaria do Desenvolvimento Econômico, Márcia da Rocha. "O produtor vai mostra os cultivos das flores e também vender as mudas. Vai comercializar o seu produto. Já os hotéis e pousadas, além de oferecerem hospedagem e alimentação, podem comercializar produtos típicos do município".
As propriedades de Indaial terão consultoria gratuita do Sebrae, apoiador do projeto. Além disso, o órgão fará oficinas e dará assistência técnica; auxiliará nas dificuldades apontadas pelos agricultores.
O roteiro não será apenas no interior, a cidade também ganha, pois vai mostrar os pontos turísticos, como as igrejas, Casa da Cultura, Patrimônio Histórico, entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial
Além do turista da região, o roteiro do turismo rural quer também agregar a Melhor Idade.
"A Melhor Idade é um público que gosta de viajar, de conhecer novos lugares, que valoriza o interior e as coisas simples da vida", confirmou Márcia. "
O projeto será colocado em prática a partir do ano que vem e os agricultores têm o apoio fundamental da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.