Os postos de cadastramento para os blumenauenses atingidos pelos deslizamentos e alagamentos, ocasionados pelas chuvas contabilizam 530 cadastros só no primeiro dia de atendimento. O maior número, 120, foi registrado na Escola Básica Municipal Machado de Assis. De acordo com o secretário de Orçamento e Gestão, Marcel Hugo, a expectativa é de que cerca de 3,5 a 4 mil cadastros sejam realizados até sexta-feira, 12.
Intitulado "Cadastro Único do Cidadão Atingido", serve para quem precisa de algum amparo da Defesa Civil e das secretarias de Assistência Social e Regularização Fundiária e Habitação. Os atingidos devem informar qual dano aconteceu em sua residência e explicitar o apoio e o benefício necessitados.
Os documentos para realizar o cadastro são: original da carteira de identidade, CPF (imprescindível, caso não tiver o cartão, ao menos levar o número) e título de eleitor do titular; identidade, CPF e título de eleitor das demais pessoas que moram na residência; se viúvo (a), a cópia da certidão de óbito; cópia ou original da conta de luz ou água atual; cópia ou original do contrato de compra e venda ou escritura pública; conta de luz ou água que comprove morar no local há mais de cinco anos (caso não tiver, buscar no Samae, Celesc ou com o antigo proprietário) e, se possível, o carnê de IPTU. É importante lembrar que caso a pessoa não tenha toda a documentação, é necessário que leve o máximo de documentos possível.
Os postos funcionam durante toda a semana, de 08 a 12 de dezembro, das 8h às 15h, nos seguintes locais:
Praça do Cidadão do Garcia (junto à Secretaria Distrital), atende atingidos dos bairros Da Glória, Progresso, Valparaíso e Garcia (após a Rua Eng Odebrecht).
Antigo Fórum (defronte à Prefeitura), atende atingidos do Centro e dos bairros Garcia (da Rua Araranguá até Rua Eng. Odebrecht), Ribeirão Fresco, Vorstadt, Ponta Aguda, Jardim Blumenau, Rua Petrópolis e adjacências, Vila Formosa, Bom Retiro e Boa Vista.
Pró-Adolescente (rua Alberto Stein, em frente ao parque Ramiro Ruediger), atende atingidos dos bairros Victor Konder, Vila Nova, Escola Agrícola, Velha, Velha Central, Velha Grande e Água Verde.
Escola Básica Municipal Machado de Assis (rua Eng. Paul Werner, 1334, Itoupava Seca), atende atingidos dos bairros Vila Itoupava, Itoupava Central, Itoupavazinha, Passo Manso, Salto Weissbach, do Salto, Itoupava Seca, Salto do Norte, Badenfurt, Testo Salto e Itoupava Norte (com exceção da Rua 25 de Julho).
Escola Básica Municipal Francisco Lanser (rua Alfredo Lanser, 133, Tribess), atende atingidos dos bairros Fortaleza, Fortaleza Alta, Tribess, Fidélis, Nova Esperança, Itoupava Norte (rua 25 de Julho e transversais).
Lembrando, ainda, que o cidadão atingido que já preencheu o cadastro nos abrigos ou na Praça do Cidadão da Prefeitura, pode complementar as informações ou anexar os documentos necessários nos postos de cadastramento.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau