A prefeitura municipal de Gaspar se cadastrou no portal Voluntários On-Line solicitando profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento para auxílio temporário e voluntário, até que a cidade retorne à normalidade. As necessidades giram em torno de psicólogos, engenheiros civis, engenheiros florestais, geólogos, assistentes sociais, além de técnicos para análise de áreas de risco e para estudo de solo. Cerca de 50 pessoas já se cadastraram no site, que pode ser acessado pelo http://www.voluntariosonline.org.br/.
Os voluntários irão trabalhar junto à Prefeitura Municipal de Gaspar e serão gerenciados pelas Secretarias adequadas, em especial, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e Secretaria de Desenvolvimento Social. A Prefeitura necessita de 20 assistentes sociais e 20 psicólogos para dar assistência às famílias desabrigadas ou desalojadas, 10 engenheiros civis para avaliar danos em edificações e no solo, 10 engenheiros florestais para avaliar danos ambientais e os recursos naturais, 10 geólogos para análise do solo e de áreas de risco, 05 especialistas em abalos sísmicos, além de analistas de áreas de risco e analistas no estudo de solo. Também estão sendo solicitados médicos e enfermeiros.
O trabalho será prestado de maneira gratuita. A Prefeitura não consegue arcar com custos de moradia, alimentação ou transporte durante a estadia na cidade. É possível que sejam feitos ou intermediados acordos. Foram oferecidas 87 vagas.
O portal é sério e permite cadastro de qualquer tipo de serviço. Demais informações podem ser adquiridas, diretamente, no site. Gaspar tem contado com profissionais de diversos segmentos. Atualmente, 9 psicólogos de uma fundação de São Paulo, estão na cidade. Pelo menos um engenheiro civil se disponibilizou através do portal e estará prestando serviços à comunidade a partir de segunda-feira, 14.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar