Todos os moradores de Gaspar estão habilitados a receber recursos próprios do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS. Toda a documentação necessária já foi providenciada pelo município, cabendo agora à Caixa Econômica de Gaspar montar estrutura e estratégia de atendimento à população para cadastro. Na última sexta-feira, 12, o município já havia enviado documento que indica que toda a área da cidade – rural e urbana – foi atingida por desastre natural. O saque poderá ser integral.
Todas as informações referentes ao cadastro serão repassadas pela Caixa Econômica Federal de Gaspar no momento em que a estrutura estiver definida. Moradores de Ilhota que habitam áreas definidas como atingidas também poderão fazer o cadastro para retirada do FGTS em Gaspar.
De acordo com os documentos que avaliam danos do município, a cidade foi completamente atingida. O documento permite que todos os moradores tenham acesso à retirada de recursos.
Para aqueles que já quiserem se organizar, a documentação para efetuar o cadastro é composta de documento que comprove identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), comprovante de residência (serão aceitos comprovantes de água, luz ou telefone) e o número do PIS.
Há estimativa de que sejam atendidos mais de 450 mil trabalhadores no Vale do Itajaí, em mais de 1 milhão de contas de FGTS. A Caixa Econômica Federal tem até dia 12 de março para efetuar o pagamento do FGTS.
Maiores informações serão oferecidas nos próximos dias, através de meios de comunicação locais, assim que a estrutura de atendimento estiver definida.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar.