A 25ª Oktoberfest de Blumenau, realizada no período de 09 a 26 de outubro, recebeu 594.636 pessoas. Este ano, a Festa de Outubro registrou uma receita de R$ 3.590.000,28, contra uma despesa de R$ 3.512.269,23, apresentando um resultado final de R$ 77.731,05.
Promovida pela Prefeitura, através do Parque Vila Germânica – local que sedia o evento desde a primeira edição em 1984 -, este ano a festa celebrou bodas de prata, entretanto, registrou chuvas em quase todo o período da promoção. A quantidade de chuva, aliás, acabou culminando, praticamente um mês após a festa, com a calamidade que se abateu sobre a região do Vale do Itajaí. Como o clima não ajudou, o público ficou abaixo do esperado pela organização, que era de 700 mil visitantes.
As receitas da 25ª Oktoberfest incluíram, entre outros itens, a venda de ingressos, comissões sobre vendas e convênio com o Ministério da Cultura, explica o secretario de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette. Entre as despesas mais representativas, destaque para os gastos com mídia, que foram de R$ 505.329,79. No item Prestação de Serviços, a segurança e a limpeza exigiram mais recursos: R$ 374.000,00 (segurança) e R$ 245.000,00 (limpeza).
Como se trata de um evento que tem a música como carro-chefe, as despesas com grupos musicais nacionais e estrangeiros também se destacam: foram investidos R$ 563.479,00 com o pagamento das bandas nacionais que se revezaram dentro e fora da Vila Germânica durante os 18 dias de festa; e R$ 249.752,54 com bandas alemãs, que tradicionalmente participam da animação da versão brasileira da festa de Munique.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.