Cultura lança livro sobre História de Timbó

"Representações da cidade: discussões sobre a História de Timbó" é a mais nova obra da Fundação Cultural de Timbó. Segundo a presidente da Fundação, Ivone Gumz, o projeto foi uma idealizado pela Fundação e escrito pelos pesquisadores Cristina Ferreira e Daniel Koepsel, o livro foi viabilizado pela Lei Rouanet e pela Fundação Cultural de Timbó e traz nas suas 360 páginas relatos da história do Vale do Itajaí norteada pela história da cidade de Timbó. Ilustrações, mapas, fotos antigas e atuais completam a obra.

Ivone destaca que a concretização do projeto elaborado pela Fundação para pesquisar, discutir e problematizar a História de Timbó encontra-se em evidencia há algum tempo. Isso porque empreender a restauração de fontes documentais para compor o Arquivo Histórico Professor Gelindo Sebastião Buzzi envolveu muitas pesquisas em outros acervos e uma árdua e constante luta em favor da formação de um Arquivo Municipal, responsável pela preservação e guarda da documentação.

A culminância do projeto de recuperação da memória histórica de Timbó agora se descortina na obra "Representações da cidade: discussões sobre a História de Timbó". Foram várias as etapas para a conclusão do trabalho, desde o demorado e cuidadoso processo de pesquisa, leitura de fontes e bibliografia especifica, até o inicio da composição textual, que mostrou várias facetas de desenvolvimento e produção até a finalização do trabalho que aqui se apresenta.

A trajetória até a concretização do projeto foi longa, durante cinco anos a equipe de oito pessoas do Arquivo Histórico de Timbó colheu material para a produção do exemplar. A coleta documental aconteceu nos arquivos históricos de Timbó, de Blumenau e também na Biblioteca Pública do Estado.

Representações da cidade: discussões sobre a História de Timbó" pretende ser uma contribuição para a história local e regional, com enfoque no município de Timbó. A estruturação central toma por base os referenciais teórico-metodológicos da História e o objetivo principal é problematizar o modo como ocorreu a construção, em diferentes lugares e momentos, de uma realidade cultural para a cidade. "Ele atende a uma necessidade premente na cidade, pois a pesquisa histórica empreendida resultou em várias coleções documentais que receberam ampla visibilidade neste livro por meio de abordagens temáticas, envolvendo questões culturais, políticas, educativas, econômicas, religiosas e sociais", frisa Ivone ao ressaltar que a História Regional, a partir de agora, conta com mais uma possibilidade de referencia para estudos e pesquisas acerca da cultura e sociedade no Vale do Itajaí e a Fundação Cultural de Timbó orgulha-se profundamente pelo lançamento desta obra, com enfoque na pesquisa histórica e cientifica, que tem como função primordial iniciar o debate em torno da História de Timbó.

O lançamento oficial da publicação aconteceu na última segunda-feira, dia 15 de dezembro, na Casa do Poeta Lindolf Bell e,  contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e comunidade convidada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Timbó.