Com a distribuição do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a partir da segunda quinzena de janeiro de 2009, a Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria da Fazenda, vai dar atenção especial às pessoas que tiveram perda total de seu imóvel durante o período das enchentes que atingiu a cidade em novembro. De acordo com Celso Raimundo da Silva, diretor de Receita Fazendária, 1.700 imóveis estão cadastrados nessa situação. "Cada caso será avaliado em separado. Vamos abrir processo para verificar o local. Evidente que o proprietário não irá pagar o mesmo que antes", comenta o diretor.
Todas as dúvidas poderão ser tiradas a partir do dia 2 de fevereiro na Central de Atendimento ao Cidadão, situada na rua XV de Novembro, 44, entre 8h e 17h30min. No local as pessoas vão poder solicitar a segunda via do carnê. Haverá atendimento prioritário à comunidade que sofreu com deslizamento de terras.
Distribuição dos carnês: A Secretaria da Fazenda espera entregar até o final de janeiro mais de 95 mil carnês do IPTU de 2009. Caso o contribuinte não receba o carnê em casa deverá se dirigir até a Central de Atendimento, a partir do dia 2 de fevereiro. A atualização do IPTU de 2009 foi de 7,20%, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A expectativa da Prefeitura é de arrecadar através do pagamento do IPTU cerca de R$ 37 milhões.
Quem optar por quitar o pagamento à vista terá desconto de 8% e deve fazê-lo até o dia 13 de fevereiro. Nessa data também deve ser feito o pagamento da primeira parcela para quem preferir pelo parcelamento em até 11 vezes. O contribuinte tem ainda outra possibilidade de efetuar o pagamento à vista, até o dia 13 de março, com desconto de 5%. Para os bons pagadores de 2008 já foi concedido um desconto de 2% nos carnês deste ano, independente da forma de pagamento efetuada durante 2008.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau