O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Prefeitura de Blumenau promovem uma nova oficina de habitação com representantes dos desabrigados às 19 horas desta quarta-feira, dia 18, no galpão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb (Rua São Paulo, nº 1400). O objetivo é dar continuidade aos trabalhos iniciados no dia 10 de fevereiro, quando ocorreu o primeiro encontro.
Na ocasião, IAB e Prefeitura apresentaram uma proposta de trabalho referente à habitação para os próximos meses e conversaram com representantes das famílias sem moradia para entender quais são suas expectativas e necessidades. O levantamento dessas informações continua amanhã com aplicação de alguns questionários e conversas sobre conceitos de cidade desse público-alvo. Os dados servirão de base para o planejamento e construção das moradias definitivas na cidade de modo a evitar rejeição do novo lar ou conflitos nas relações de vizinhança. "Queremos fazer um projeto que atenda às necessidades de nosso cliente, que hoje são os desabrigados", explica a presidente do Núcleo Blumenau do Instituto de Arquitetos do Brasil, Sônia Roese.
Entenda a parceria
O trabalho conjunto entre Prefeitura e Instituto de Arquitetos do Brasil começou em novembro de 2008, quando o IAB se colocou à disposição da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano para colaborar nos trabalhos de visita às áreas emergenciais afetadas pelas chuvas e deslizamentos.
Mais adiante, o IAB também participou nos estudos e projetos das moradias temporárias para as famílias desabrigadas. Atualmente, já em parceria com Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Assistência Social, o Instituto de Arquitetos realiza encontros com os representantes dos desabrigados em forma de oficinas para compreender e atender suas necessidades referentes à moradia.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau