Educação alerta pais e responsáveis sobre a Gripe A

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica, está alertando e orientando pais ou responsáveis sobre a Gripe A, em especial sobre a conduta que precisa ser seguida.

Segundo os profissionais é importante manter os ambientes da casa limpos e arejados; evitar aglomerações; incentivar a todos, constantemente, lavarem as mãos; não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Caso a criança apresente tosse, febre e dor de garganta, não a mande para a escola/unidade evitando a transmissão do vírus e permanecendo em casa: adultos até sete dias após o início dos sintomas, crianças menores de 12 anos, até 14 (quatorze) dias.

De acordo com as orientações dos profissionais, é de extrema importância, encaminhar imediatamente a crianças para atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.

Os profissionais alertam que essas medidas são necessárias e importantes para a prevenção e o controle da influenza (gripe) no nosso município e região.

A Vigilância Epidemiológica disponibiliza os seguintes telefones: horário comercial: 3333-0278 / 3333-9313 / 3333-9373 – sobreaviso: 9919-4849.

Já para os gestores das escolas e unidades do município de Indaial a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica repassam as seguintes condutas: manter os ambientes/salas limpos e arejados; incentivar os usuários das salas de aula (alunos e professores), para num regime de mutirão, diariamente limparem as carteiras; os brinquedos manuseados pelas crianças, devem ser diariamente higienizados pelas auxiliares e/ou professoras; incentivar todos a constantemente lavarem as mãos com água e sabão; não compartilhar objetos de uso pessoal; providenciar papel toalha e sabão líquido (detergente) em todos os banheiros da escola/unidade, para a profilaxia das mãos.

Também é ressaltado aos profissionais para que observam se há criança e/ou profissional com tosse, febre e dor de garganta. Em caso positivo, encaminhar para uma área reservada, evitando o contato com os demais, sem alarmar. Chamar imediatamente os pais, para que os mesmos encaminhem para atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.

Toda criança ou outra pessoa que faça parte do ambiente escolar que apresentar sintomas de síndrome gripal, deverá permanecer em casa, a fim de evitar a transmissão da doença.

No caso de ser observado um aumento do número de crianças e outras pessoas com síndrome gripal, a escola ou unidade deverá notificar imediatamente as secretarias de Educação e Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial.