A Prefeitura de Gaspar divulgou na tarde desta terça-feira (11) uma portaria que determina a suspensão dos trabalhos de todas as servidoras públicas municipais gestantes. A dispensa inicia nesta quarta-feira (12) e tem validade de 21 dias.
As gestantes são consideradas um dos grupos de risco para a gripe A (H1N1), ao lado de obesos, idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias crônicas. Por este motivo, segundo o secretário de saúde, Francisco Hostins Júnior, esta medida foi tomada. "O risco de complicações graves em decorrência da gripe em grávidas é maior do que em uma mulher saudável que não esteja em estado gestacional. Isso se dá porque as gestantes estão passando por mudanças em seu sistema imunológico e em seu aparelho respiratório".
A grande maioria das gestantes infectadas apresentam sintomas leves e se recuperam totalmente. Para se evitar a nova gripe, os médicos recomendam alguns cuidados: evitar aglomerações; lavar as mãos repetidas vezes; evitar cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão; e tentar manter distância dos doentes (se não for possível, usar máscara).
Junior alerta que se a mãe adquirir o vírus ela pode acabar passando ao bebê. "Há casos tanto de bebês que pegaram a doença no útero, quanto de outros que nasceram saudáveis mesmo após a contaminação materna. Além disso, mesmo se o bebê nascer com o vírus os médicos vão medicá-lo logo após o parto, reduzindo os riscos de complicações".
Em caso de sintomas, dúvidas ou suspeitas, as gestantes devem procurar o médico que faz o seu pré-natal ou o posto de saúde mais próximo de sua casa.
Fonte: Diretoria Municipal de Comunicação de Gaspar.