Defesa Civil faz reunião para elaboração do Plano de Contingência de Gaspar

Em novembro de 2008, Gaspar foi atingida pela maior catástrofe geoclimática da América Latina. Centenas de pessoas ficaram desalojadas, 20 perderam a vida e uma ainda está desaparecida. Na época, a Defesa Civil do município interditou aproximadamente duas mil casas.

Segundo dados de geólogos que visitaram o município nos meses subseqüentes, a tragédia teve como principal causa a chuva ininterrupta. Com a grande quantidade de água que caiu em apenas dois dias (22 e 23 de novembro) nos solos gasparenses, ocorreram três eventos de forma simultânea: enchente, enxurrada e deslizamento.

Na época, Gaspar não possuía um plano que pudesse auxiliar os órgãos governamentais e não-governamentais sobre como agir diante daquelas circunstâncias. Pensando nisso, a Defesa Civil do município decidiu elaborar um Plano de Contingência para Gaspar. O documento começou a ser elaborado no início deste ano e deve ficar pronto até dezembro.

Diversas reuniões já foram feitas com secretários municipais, diretores de autarquias e representantes de entidades, como polícias militar e civil. Na próxima quinta-feira (03), a Defesa Civil realizará mais um encontro com o Conselho Municipal da Defesa Civil, representantes do poder legislativo, Celesc, Conselho Regional de Engenharia, Lions Clube, Rotary Clube, Jeep Clube, PX Clube, ACIG, CDL e poder judiciário.

A diretora da Defesa Civil, Mari Inês Testoni Theiss, destaca que o evento servirá para que o plano seja construído em conjunto com todos os segmentos da sociedade. "Nesta data apresentaremos o que já fizemos até agora. Vamos ver o que estes representantes propõem de alterações e o que eles nos colocam à disposição, como barcos e equipamentos de segurança, em um momento de catástrofe como o de novembro do ano passado".

A reunião iniciará às 8h, no auditório da Prefeitura, localizado na Avenida das Comunidades, número 435, no centro. Mais informações com a Defesa Civil através do telefone 3397-1094.

Sobre

O Plano de Contingência tem como objetivo planejar o emprego dos recursos disponíveis, de um grupo de atividades coordenadas, composto por dirigentes e/ou servidores dos diversos órgãos municipais, estaduais e federais, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar.