Em novembro de 2008, Gaspar foi atingida pela maior catástrofe geoclimática da América Latina. Centenas de pessoas ficaram desalojadas, 20 perderam a vida e uma ainda está desaparecida. Na época, a Defesa Civil do município interditou aproximadamente duas mil casas.
Segundo dados de geólogos que visitaram o município nos meses subseqüentes, a tragédia teve como principal causa a chuva ininterrupta. Com a grande quantidade de água que caiu em apenas dois dias (22 e 23 de novembro) nos solos gasparenses, ocorreram três eventos de forma simultânea: enchente, enxurrada e deslizamento.
Na época, Gaspar não possuía um plano que pudesse auxiliar os órgãos governamentais e não-governamentais sobre como agir diante daquelas circunstâncias. Pensando nisso, a Defesa Civil do município decidiu elaborar um Plano de Contingência para Gaspar. O documento começou a ser elaborado no início deste ano e deve ficar pronto até dezembro.
Diversas reuniões já foram feitas com secretários municipais, diretores de autarquias e representantes de entidades, como polícias militar e civil. Na próxima quinta-feira (03), a Defesa Civil realizará mais um encontro com o Conselho Municipal da Defesa Civil, representantes do poder legislativo, Celesc, Conselho Regional de Engenharia, Lions Clube, Rotary Clube, Jeep Clube, PX Clube, ACIG, CDL e poder judiciário.
A diretora da Defesa Civil, Mari Inês Testoni Theiss, destaca que o evento servirá para que o plano seja construído em conjunto com todos os segmentos da sociedade. "Nesta data apresentaremos o que já fizemos até agora. Vamos ver o que estes representantes propõem de alterações e o que eles nos colocam à disposição, como barcos e equipamentos de segurança, em um momento de catástrofe como o de novembro do ano passado".
A reunião iniciará às 8h, no auditório da Prefeitura, localizado na Avenida das Comunidades, número 435, no centro. Mais informações com a Defesa Civil através do telefone 3397-1094.
Sobre
O Plano de Contingência tem como objetivo planejar o emprego dos recursos disponíveis, de um grupo de atividades coordenadas, composto por dirigentes e/ou servidores dos diversos órgãos municipais, estaduais e federais, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).
Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar.