Na manhã de ontem, feriado de 7 de setembro, muitos apiunenses foram surpreendidos logo cedo com a passagem de uma alvorada pelas ruas do centro da cidade. A movimentação buscou lembrar da importância da data na história brasileira.
Puxando a alvorada, dois cavaleiros e uma amazona levaram os mastros com as bandeiras que representavam Apiúna, Santa Catarina e o Brasil. Logo atrás seguia a caçamba da Prefeitura repleta de apiunenses e acompanhados da Fanfarra da escola da Subida, que entoava a tradicional "marcha".
Depois de seguir passando pelos bairros do centro, Fortunato, Loteamento Helena Morro, e seguir pela Avenida Florianópolis, o cortejo reuniu-se em frente a Prefeitura com os demais presentes.
Assim, por volta das 8h iniciou uma singela apresentação cívica, na ocasião, o vice-prefeito, Sr. Mario, hasteou a bandeira do Brasil enquanto a Banda Municipal tocava o hino nacional. Logo após, a Banda entoou o Hino da Independência.
Para marcar os 187 anos da independência do Brasil, alunos da Escola Reunida Victória Cerutti Petters declamaram um jogral e um aluna da EEB "São João Bosco" apresentou uma poesia em homenagem à Pátria.
Prosseguindo, o vice-prefeito realizou um breve discurso onde falou da importância da liberdade. Seguido da secretária de Educação, Solange, que também frisou a importância de ser livre e agradeceu a presença de todos.
De acordo com informações da Secretaria de Educação, existe a possibilidade que o desfile cívico de 7 de setembro volte a acontecer nos próximos anos. O objetivo seria reviver o sentimento patriótico na vida dos jovens estudantes apiunenses.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apiúna.