A partir da próxima segunda-feira, 14, as gestantes poderão retornar ao trabalho. Além disso, os eventos e atividades que envolvem aglomerações de pessoas já podem ser retomados. Uma nota técnica foi emitida aos municípios, pela Secretaria Estadual de Saúde, na última quinta-feira, 10 de setembro, especificando que as ações de prevenção ao vírus da Gripe A (H1N1) no Estado de Santa Cartarina tiveram resultado positivo. Assim sendo, o documento recomenda o fim da restrição de ações desse gênero.
Medidas como a suspensão de atividades culturais e sociais e a dispensa de mulheres grávidas do local de trabalho haviam sido deliberadas temporariamente, dentro de um plano de prevenção da Gripe A (H1N1).
Em Brusque, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde além de recomendar tais procedimentos para evitar a propagação do vírus, disponibilizou durante onze dias um Centro de Triagem, montado na Arena Multiuso, que atendeu cerca de 800 pessoas, contribuindo para "desafogar" o atendimento médico nos hospitais e unidades de saúde, além de servir como um local de informações sobre os sintomas.
De acordo com o prefeito Paulo Eccel, a desativação do Centro teve por base a queda pela procura de atendimento, o que demonstrou a eficácia da ação.
A secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Morelli Belli, destaca que a situação da doença na cidade está controlada, no entanto, afirma que os cuidados como a "Higiene e etiqueta da Tosse" devem ser mantidos pela população como uma forma de precaução.
Em Brusque foram detectados cerca de 60 casos suspeitos, destes 6 foram descartados, 4 casos confirmados. Houve a ocorrência de um óbito e há um paciente com suspeita da doença internado.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.