As regiões mais atingidas de Gaspar são as localidades de Belchior e Arraial registrando alagamentos e deslizamentos. Os moradores junto à Rua Nova Biguaçu e Rua José Schmitt Sobrinho (Vale da Fumaça) onde uma ponte está comprometida, também sofrem com as fortes chuvas. Até às 8h desta terça-feira (29) o nível do rio em Gaspar era de 6,36 acima do nível normal. O nível do rio já desce 2cm por hora na cidade.
O prefeito Celso Zuchi reuniu todos os secretários municipais, Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar. A reunião definiu por um grupo de apoio que estará em alerta para enfrentar a situação das chuvas. Além do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil uma equipe de governo foi destinada para trabalhar durante no monitoramento das chuvas e no apoio a comunidade.
Previsão
O nível do Rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau baixou de 8 metros no início da manhã desta terça-feira. A última medição, às 7h, registrou 7,90 metros. O nível mais alto foi registrado às 4h e 5h, com 8,06 metros. A previsão é que o nível do rio baixe gradativamente durante o dia, previsão que pode ser revista se a chuva voltar à região. As comportas das barragens devem permanecer fechadas durante o dia, o que contribui para a redução do nível do rio. As preocupações ainda são a situação nas encostas dos morros, devido ao perigo de deslizamentos com o encharcamento do solo. A meteorologia prevê que o tempo continue fechado nos próximos dias, mas com chuvas fracas e isoladas.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar.