O prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, recebeu no final da manhã desta quinta-feira (29), no Salão Nobre da Prefeitura, a comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão – Jica (Japan International Cooperation Agency). "Pedimos um auxílio técnico, uma ajuda no processo de recuperação das residências atingidas pelas cheias de novembro de 2008. A cidade de Brusque não teve a repercussão necessária para que pessoas se conscientizassem e nos ajudassem. Temos ainda 220 casas interditadas e solicitamos esse auxílio para, justamente, liberar os inúmeros pedidos de licenças ambientais que irão viabilizar a continuidade dos trabalhos, como é o caso do Loteamento Ciro Gevaerd", ressaltou o chefe do executivo brusquense.
O vice prefeito e diretor presidente do Samae, Evandro de Farias, também participou do encontro e sugeriu que a comitiva do Japão criasse uma alternativa para a captação de água, para substituir as nascentes que foram afetadas com a catástrofe de novembro.
Participaram do encontro a secretária de Desenvolvimento Regional de Brusque, Sandra Eccel, a superintendente da FUNDEMA, Eudez Pavesi, o representante da Secretaria de Estado da Articulação Nacional, Celso Meneguel, representante da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc), Zenorio Piana e demais integrantes da Comitiva Japonesa encabeçada pelo coordenador da missão do Projeto JICA, Nagata Kenji.
Para Nagata Kenji, o debate é fundamental para construir ações de prevenção na região do Vale do Itajaí. "A discussão é muito importante e devemos tomar algumas medidas prevenção contra acidentes dessa natureza aqui na região. Vamos cooperar com técnicos para recuperação de solos imobiliários. Até o início da próxima semana, deveremos entrar em um acordo", ressaltou Nagata.
O prefeito de Brusque determinou que as negociações, que se estenderão até a próxima semana, fossem acompanhadas pelo diretor geral da Defesa Civil, Eliseu Müller Júnior, e pelo engenheiro Ambiental da FUNDEMA, Diego Furtado. A missão Japonesa ficará no Brasil até o dia 5 de novembro e assinará projetos com o governador de Santa Catarina, Luis Henrique da Silveira. A perspectiva é que os japoneses disponibilizem US$ 50 milhões para o desenvolvimento do projeto de auxilio aos municípios catarinenses atingidos pelas chuvas no ano passado.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Brusque.