Expressivo foi o público que participou da II Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu na noite da última quarta-feira, 28, no auditório do Senac. Mais de 90 pessoas se fizeram presentes, representando diversos segmentos da sociedade. Grupos de trabalho foram formados para debater os temas que englobaram a diversidade, a cidadania e o desenvolvimento da Cultura. Os resultados dos debates desta noite serão encaminhados para a Conferência Estadual de Cultura, que acontece em novembro, em Florianópolis.
Na abertura do evento, o superintendente da Fundação Cultural, Jocelito de Souza, explicou que o evento tem a missão de conhecer o que a sociedade brasileira quer da sua própria cultura e lembrou que Santa Catarina é o Estado com a maior diversidade cultural do Brasil. "Temos que desenvolver a Cultura de forma que ela seja um direito de todos", ressaltou.
Souza ainda explanou sobre o Programa Arte em Toda Parte, uma das formas que a gestão encontrou para levar as manifestações artísticas nos bairros, descentralizando a arte. "Só neste ano, os brusquenses tiveram a oportunidade de assistir a mais de 20 peças teatrais de boa qualidade".
O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, salientou que a economia local está focada no metal-mecânico, no têxtil e nos serviços, mas que conforme pesquisa encomendada pelo governo para saber qual setor que o brusquense acredita que deva receber reforços e incentivos, a Cultura ganhou recebeu 25% da preferência. "A cultura não pode ser tratada como um ´bico´. A Cultura pode se tornar um sustentáculo da economia, já que temos um povo vocacionado", disse.
Eccel aproveitou a oportunidade para sensibilizar os presentes para as comemorações alusivas ao Natal, que tem início no dia 19 de novembro e se estendem até o dia 23. "Uma grande programação está sendo preparada por todas as secretarias de governo para marcar a nossa história", salientou. Entre os eventos que farão parte dessa programação estão apresentações da Orquestra de Acordeon, corais, orquestra da Univali, teatro, feira de Natal, desfile na Avenida Cônsul Carlos Renaux, Balé Bolschoi, concurso de decoração entre outros.
No final de sua explanação, o prefeito, declarou que alguns erros foram cometidos pela gestão. "Temos erros sim, mas estamos perseguindo os acertos", finalizou.
O gerente regional de Cultura, Evandro Carneiro Flora, parabenizou a gestão pela organização da Fenarreco e por outras iniciativas para popularizar a cultura.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.