Uma obra esperada por tantos anos, por tanta gente, tanto do município de Indaial, quanto dos municípios vizinhos, que utilizam a Rua Dr. Blumenau para fugir dos transtornos na BR – 470. A pavimentação asfáltica da Rua Dr. Blumenau teve o pontapé inicial no dia 15 de novembro, quando o governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira assinou o convênio visando à liberação de recursos para a Administração Municipal começar a obra.
O evento realizado na Sociedade Recreativa Progresso, no Bairro Encano Baixo, foi coordenado pelo prefeito Sérgio Almir dos Santos e pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Timbó, Luiz Polidoro. Na ocasião marcaram presença, junto com o governador o deputado federal, João Matos, os deputados estaduais: Jean Kuhlmann, César Souza Junior, Gian Carlo Tomellin, Rogério Mendonça (Peninha), o secretário de Estado Turismo, Cultura e Esporte Gilmar Knaesel, o vice-presidente do BRDE, Renato de Melo Viana, o prefeito de Ascurra, Moacir Polidoro, o prefeito de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt, o prefeito em exercício do município de Benedito Novo, Harry Dalabrida, o vice-prefeito de Blumenau, Rufinus Seibt e demais autoridade locais e regionais, além da presença maciça da comunidade indaialense.
Em seu pronunciamento o prefeito Sérgio Almir dos Santos ressaltou a importância da obra para os moradores de Indaial, em especial para a comunidade do Bairro Encano Baixo, que há diversos anos vêm, solicitando a pavimentação asfáltica. A Rua Doutor Blumenau tornou-se, nos últimos anos, um corredor de passagem dos veículos dos diversos municípios que margeiam a cidade, servindo como uma válvula de escape dos problemas encontrados na BR – 470.
A efetivação do projeto de pavimentação asfáltica é o de garantir mais segurança no tráfego de veículos e, em especial, para a comunidade que reside nos bairros que a Doutor Blumenau integra.
O governador, antes de pronunciar-se assinou o convênio que visa liberar cerca de R$ 3 milhões e, solicitou a todos os deputados presentes que assinassem como testemunhas do ato. Luiz Henrique da Silveira enalteceu o trabalho dos deputados e vereadores, afirmando que somente é possível fazer uma obra se tiver o apoio destes dois grupos. "O município de Indaial é importante para nós, por isso estamos aqui hoje, trazendo recursos para que a Administração possa fazer obras e queremos estar aqui para inaugurá-las".
Após o pronunciamento das autoridades, foi servido o almoço pela equipe da Sociedade Recreativa Progresso.
Projeto de pavimentação asfáltica da Dr. Blumenau
Os serviços projetados para serem desenvolvidos consistem em: efetuar o capeamento asfáltico sobre a via já pavimentada em paralelepípedo; executar alargamentos para implantação da ciclofaixa; implantar sistema de esgoto sanitário e rede de drenagem pluvial; efetuar o aterro dos passeios e implantar cordão de concreto e; implantação de sinalização vertical e horizontal.
Entre os serviços preliminares destaca-se a relocação de postes, remoção de cercas e demolição de muros que se fizerem necessárias para implantação do projeto.
Já os serviços de terraplenagem consistem em: efetuar o alargamento da pista, para implantação do gabarito projetado removendo quando necessário à camada de solos inservíveis e; rebaixar os emboques para implantação do pacote estrutural de pavimentação, efetuando a concordância com a via projeta, oferecendo desta forma mais segurança ao tráfego e qualidade ao pavimento projetado.
Também será necessária a complementação da rede de drenagem existente na pista, implantando galerias pluviais, caixas coletoras e caixas de ligação, com o intuito de melhorar significativamente o escoamento das águas.
O projeto também inclui a efetivação de obras complementares que consistem na implantação de meios fios, aterro e revestimento com pedrisco dos passeios.
Sendo que está previsto, também a implantação de sinalização horizontal e vertical ao longo da via projetada.
O investimento preliminar para o desenvolvimento do projeto é de R$ 5 milhões, sendo que objetiva-se no primeiro momento fazer a parte da pavimentação asfáltica, com início previsto para 2010, e depois dar continuidade nos serviços preliminares e importantes, para a segurança da comunidade e dos motoristas que circulam pela via.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial.