Secretaria de Assistência Social apresenta projetos no V Seminário Internacional de Defesa Civil em São Paulo, nesta quinta-feira, 19

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, apresenta dois projetos no V Seminário Internacional de Defesa Civil nesta quinta-feira, 19, no período da tarde, no Parque Anhembi – Centro de Eventos e Convenções da cidade de São Paulo. Os projetos foram selecionados pela Secretaria Nacional da Defesa Civil com o objetivo de dar visibilidade nacional e internacional à experiência dos profissionais que atuaram durante a catástrofe do ano passado em Blumenau.

Um projeto a ser apresentado é o de modelo de implantação da estrutura física, organização e administração das Moradias Provisórias, que atualmente são sete e atendem 1125 pessoas. As Moradias Provisórias, consideradas referência internacional pela Cruz Vermelha em visita aos espaços, são coordenadas pelo secretário de assistência social, Mário Hildebrandt e equipe de profissionais da Secretaria. O principal objetivo da iniciativa é o de proporcionar um espaço com qualidade de vida em período temporário para as famílias que perderam suas casas durante a catástrofe.

O outro projeto, relata a experiência de Blumenau na condução da chamada, seleção e capacitação de recursos humanos para a atuação em abrigos montados durante a tragédia (escolas, igrejas, associações de moradores, entre outros locais), apresentando a metodologia utilizada durante o período.

O Defensil, Seminário Internacional de Defesa Civil, ocorre nesta quarta-feira, 18 e quinta-feira, 19, realizado anualmente desde 2005, visando a integração dos diversos saberes existentes em nossa sociedade para a construção de comunidades mais seguras. Trata-se de um evento realizado pela comissão organizadora da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e executado pela equipe de pesquisadores do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC).

No V Defensil profissionais que atuam em situações de calamidade realizarão uma ampla discussão sobre nossas necessidades e conquistas. Também será iniciado o processo de reflexão de uma política pública com sustentabilidade social. A proposta para esta edição é que o evento seja um exercício da Defesa Civil, a partir dos diversos espaços que incluem de conferências a simulados, de minicursos a comunicação de práticas profissionais e pesquisa científica. Igualmente, o V Defensil também objetiva promover debates preparatórios importantes para realização da Conferência Nacional de Defesa Civil.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.