"Nós, como artistas, devemos ter a mente aberta e a participação em dois grupos musicais acrescenta sempre", é o que afirma o vocalista do grupo VolXmusikanten e também integrante da Banda Cavalinho Branco, Michael Lochner. Ambos animaram o quinto dia da 27ª Festa Pomerana, ao lado de Der Blonde Hans (Greiswald/Alemanha).
Criado em meados de 2009, o grupo VolXmusikantem é um projeto acústico moderno que traz músicas típicas alemãs. De acordo com o vocalista, o objetivo do grupo é criar uma identidade forte e surge como uma forma de suprir a necessidade das cervejarias da região, que buscam oferecer ao público um som diferente.
Enquanto o Grupo VolxMusikantem se apresenta em média 20 vezes ao ano, a Banda Cavalinho Branco realiza cerca de 80 apresentações anualmente, intercalando entre bailes e shows. Michael explica que uma das grandes dificuldades é o horário, já que três integrantes da Banda Cavalinho Branco atuam no Grupo.
A Cavalinho Branco faz sucesso na região há 35 anos. Em sua terceira geração apresenta coreografias de autoria de duas bailarinas, que sobem ao palco para animar o público. Michael enfatiza que ambos os grupos procuram criar a sua própria identidade para se diferenciar de outras bandas da região. Ele informa que a banda Cavalinho Branco faz ainda mais sucesso fora do país.
Ao se falar de ritmo e música, Michael diz buscar um repertório baseado em bandas provenientes do Sul da Alemanha, como a Global Kryner e as músicas que fazem sucesso na Oktoberfest realizada na Alemanha. Quando o assunto é ritmo, ele admite: "os brasileiros tocam músicas alemãs com um gingado diferente".
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.