Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) já se deslocaram para o centro de Pomerode para o corte de árvores e limpeza da tubulação. Conforme o engenheiro civil, Eduardo Pandolfo, devido à elevada demanda de corte de árvores, ainda não foram atendidos todos os pedidos. Durante à tarde, haverá reforço de um caminhão equipado com guindaste para cortar as árvores mais altas.
Em Pomerode Fundos, equipes também estão trabalhando no local. Na Rua Heindrich Kanies, funcionários da prefeitura estão trabalhando para que a rua seja desobstruída e a Celesc possa chegar ao transformador e reestabelecer a energia elétrica.
Em Wunderwald estão sendo feitas obras de recuperação e equipes também estão atuando no local. Em Ribeirão Souto uma ponte já foi recuperada, faltando outra que já está sendo realizado o reparo. Em Testo Central houve alagamento e resíduos espalhados pela pista (macadame, pedra, barro). A prefeitura ainda está trabalhando para minimizar os danos nos pontos mais críticos.
Além de Pomerode Fundos, casas e ruas foram atingidas. Na Rua Leopoldo Blaese, em frente à EEBM Prof. Vidal Ferreira, o asfalto foi levantado, mas o trânsito já foi normalizado, faltando apenas a pavimentação.
A engenheira agrônoma da Epagri, Eneide Barth, visitou o Vale do Selke e Vale do Selke Pequeno e constatou que não houve danos significativos. Em Ribeirão Souto e Ribeirão Lubke houve enxurrada, invasão de casas e serrarias e queda de pontes. Na localidade de Ribeirão Herdt mais de 10 casas foram alagadas, vias obstruídas, deslizamentos e rompimento de tubos. Nestas áreas também já existem profissionais da prefeitura e, segundo o prefeito Paulo Maurício Pizzolatti, o objetivo principal no momento é recuperar e restabelecer o tráfego no município.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Pomerode.