Em apenas duas semanas, a chuva volta a castigar Pomerode. No final da tarde de segunda-feira (8), o céu escureceu e novamente a população ficou assustada com os relâmpagos e pingos que começaram a cair. Equipes da Prefeitura e Defesa Civil de Pomerode, logo no início do temporal, se deslocaram para a subida da Serra em direção a Jaraguá do Sul e começaram a retirar pedras e entulhos que se formaram no local, impedindo o trânsito de pedestres e veículos.
Pela manhã (9), o levantamento da Defesa Civil constatou que os pontos mais atingidos foram Rega II e as ruas Otto Behling, Arnoldo Hardt, Presidente Costa e Silva, Morro Strassmann, Rodolfo Uteh e Gustavo Lemke. Segundo relatório, a água invadiu aproximadamente 20 casas. Na Rua Espírito Santo, houve queda de um muro em uma residência, causando apenas danos materiais. Foi providenciada a retirada da família através da Assistência Social, por medida de segurança.
O coordenador da Defesa Civil, Ademar Marquardt, explica que a prioridade para esta terça-feira (9) é a reconstrução de uma ponte no final de Rega II e o envio de máquinas que farão a macadamização para a reconstrução da estrada no local. Através de medição informal com pluviômetro, o morador Irineu Wudtke, constatou a quantidade de 115mm de chuva durante o período. Marquardt pede o apoio da comunidade para que em frente às suas casas, retirem os entulhos nas grelhas de boca de lobo, para minimizar novas situações de enchentes no município.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.