Na manhã desta quinta-feira, 20, o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, deu um importante passo para que o contribuinte participe ainda mais na gestão pública. A partir de agora todos que têm acesso à internet podem verificar onde o dinheiro público está sendo investido. É o Portal da Transparência, por meio dele, o contribuinte pode ver de onde vem as receitas e os pagamentos que são efetuados pela Prefeitura de Brusque.
Em sua fala, Eccel, destacou o projeto Ficha Limpa, aprovado quarta-feira, 19, pelo Senado. Para o prefeito o Portal da Transparência está relacionado com o projeto, pois muitos administradores querem esconder suas atividades. "Para nós, servidores públicos, aumenta a nossa responsabilidade". E fez questão de enaltecer a rapidez no acesso à informação. "Aquilo que vai para o caixa da Prefeitura aparece em tempo real. O que é pago também".
O médico e auditor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS) e auditor voluntário do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Mário Lobato da Costa, destacou que Brusque sai na frente com o portal, tendo em vista que o sistema implantado possui grande nível de transparência e de informações, com a facilidade que o cidadão necessita para conhecer os dados.
Participaram ainda do evento o vice prefeito e diretor presidente do SAMAE, Evandro de Farias, a diretora do Movimento de Combate à Corrupção, Jovita José Rosa, o sócio diretor de Informática Pública Municipal, IPM – Aldo Luis Mess, o vereador e líder do governo no Legislativo, Valmir Coelho Ludvig, o vereador Édson Rubem Müller e o secretário de Orçamentos e Finanças, Sálvio Colombi.
Portal da Transparência:
http://www.atende.net/transparencia/portal.php?cliente=58
Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.