A cidade de Apiúna completa hoje, dia 1º de junho de 2010, 21 anos de emancipação política.
A emancipação do município, que pertencia à cidade de Indaial, teve inicio no ano de 1987 quando o Deputado Sr. Heitor Sché desarquivou o Projeto de Lei nº. 256/87, que deu origem à lei nº. 1.100, de 4 de janeiro de 1988, entretanto, a data oficial da instalação do município só aconteceu no dia 1º de junho de 1989.
Atualmente, os descendentes dos primeiros colonizadores alemães, italianos, poloneses e açorianos somam quase 11 mil habitantes, distribuídos em dezenas de comunidades rurais e um centro urbano em pleno crescimento.
Este jovem município, localizado no Médio Vale do Itajaí, tem 494 km2 que contam com centenas de quilômetros de estradas de barro interligando as localidades apiunenses.
Além de uma economia consolidada na área têxtil, Apiúna cresce em setores como a indústria química e as quase 30 granjas de frango, ramo este que continua crescendo.
O turismo na cidade, promessa de sucesso no passado, firmou-se com atrativos como o já famoso e reconhecido rafting no Rio Itajaí-Açú, além de outros esportes radicais como o rapel e o canyoning. Para completar, a nostalgia toma conta da cidade com o passeio de 3,2 km de Maria Fumaça, realizado na localidade da Subida. O apito do trem, com ar de passado, soma-se a tecnologia e modernidade da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, inaugurada no final de 2009.
O sucesso da cidade deve-se ao povo forte e lutador, aos seus administradores que buscaram e continuam persistindo em desenvolver este belo lugar. Neste 1º de junho, o parabéns é para os apiunenses!
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apiúna.