50º JASC – Contagem regressiva para edição histórica

Não há palavra melhor para descrever a noite de sexta-feira, 16, na Arena Brusque, do que emoção. A cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico dos 50ºs Jogos Abertos de Santa Catarina e o lançamento do Marco Comemorativo pelos 50 anos da competição emocionaram ao público presente.

Entre as testemunhas oculares do momento atletas, familiares ou organizadores que fizeram parte da primeira edição dos JASC e os prefeitos das demais cidades participantes da primeira edição, em 1960, e os atuais representantes do executivo desses municípios, eram convidados especiais.

Após a apresentação das bandeiras do JASC e do fogo simbólico, as jovens da Academia Soma apresentaram a cerimônia grega simbólica para o acendimento do fogo. Os atletas Soelito Ghor, ciclista paraolímpico e Marcos Andrade, porta bandeira da delegação brusquense nos primeiros Jogos Abertos, apresentaram o fogo a todos os presentes. Em seguida, a filha de Arthur Schlösser, Elisa Schlösser Niebhur entregou-a ao prefeito Paulo Roberto Eccel para que fosse acesa a pira olímpica.

O prefeito Paulo Eccel, em seu discurso, lembrou do empenho de Arthur Schlösser e seus colaboradores, Rubens Fachini e Orlando Francisco Muller, para a criação dos Jogos Abertos, e prestou um reconhecimento especial às testemunhas presentes no evento desse ano que se empenharam, tal e qual os pioneiros, em virem a Brusque prestigiar o ato comemorativo. "Sou muito grato por testemunhar essa edição especial dos Jogos Abertos e conhecer estes heróis remanescentes da primeira edição, que graças a sua paixão pelo esporte, e igualmente com recursos próprios, como da primeira vez, hoje estão em Brusque para celebrar conosco essa festa histórica. Sem esses exemplos de determinação, a maior competição esportiva de Santa Catarina, não seria realidade", finalizou o prefeito.

Para finalizar a solenidade, na parte externa da Arena Brusque, foi inaugurado o Marco Comemorativo do Cinqüentenário do JASC, uma homenagem do Governo Municipal e do povo brusquense aos participantes da primeira edição, que em 1960 atenderam o convite de Arthur Schlösser e seus colaboradores. No monumento, que apresenta um busto do pai dos Jogos Abertos, também estão dispostas placas com os 13 municípios participantes da primeira edição, seus respectivos prefeitos e os da atual gestão também, e ainda dirigentes e atletas que deram início à competição.

A tocha com o Fogo Simbólico inicia seu percurso por todos os municípios catarinenses já nesta segunda-feira, 19, e só retorna à terra natal para a abertura oficial dos 50ºs JASC.

Secretaria Municipal de Comunicação Social de Brusque.