O projeto que contempla todas as obras do Complexo da Ponte do Badenfurt avança mais uma etapa neste primeiro semestre do ano e prossegue agora com a publicação do edital de licitação da obra, nesta sexta-feira, dia 30. Com o procedimento, as empresas interessadas poderão tomar conhecimento dos requisitos para participar do processo até 3 de setembro, data de entrega dos envelopes com a documentação necessária para concorrer. Estima-se que, a partir dessa etapa até a escolha final da empresa vencedora, transcorram de 10 a 30 dias.
Parte do Sistema Viário Estrutural do município, o Complexo da Ponte do Badenfurt é uma ligação viária entre a rua Bahia e a BR-470, por transposição sobre o rio Itajaí-Açu e o ribeirão do Testo. A obra é um avanço decisivo na formação do Anel Viário Periférico pela região Oeste do município – uma estrutura de vias interligadas cujo objetivo é retirar parte do fluxo de veículos da área central e redistribuí-lo para as regiões periféricas do município.
Com 1,4 km de extensão, a ligação é formada por um complexo de estruturas que inclui um viaduto, duas pontes (320 metros e 80 metros) uma via expressa, bem como vias marginais, alças de acesso, ciclovias e passeios.
Benefícios da obra
Um dos principais benefícios do Complexo será a diminuição dos impactos negativos sobre o tráfego da BR-470. Utilizada de forma intensa para escoamento de produção, circulação de bens e serviços rumo a portos e aeroportos, a via corta Blumenau e apresenta diversos pontos de estrangulamento por interferência do fluxo de veículos do município.
Com o Complexo do Badenfurt concluído, o tráfego será aliviado no trecho da BR compreendido entre o trevo do antigo Celeiro do Vale e o acesso ao município de Pomerode. A medida será fundamental para adiar o esgotamento total da capacidade da rodovia, previsto para 2022, nesse perímetro, por estudos técnicos na área.
Além de reduzir o impacto sobre a via federal, a obra também facilitará o acesso a Blumenau e reduzirá as distâncias entre as regiões Norte e Sul, com a primeira transposição sobre o rio Itajaí-Açu na região Oeste do município. Diminuirá o tráfego de passagem pela região central, aliviará o trânsito na rua Bahia, na ponte do Salto e facilitará o acesso entre os bairros Velha e Badenfurt e Salto Weissbach e Badenfurt, por exemplo.
Alto retorno econômico a curto prazo
O Complexo do Bandefurt representa um investimento de R$ 32 milhões, já garantidos por financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Estima-se que, após implantação, a obra se pague no curto período de um ano ao trazer benefício econômico na ordem de US$ 130,7 milhões. No cálculo, são levadas em conta a redução de custos operacionais e a diminuição do tempo de viagem para os usuários.
Em 2010, o projeto avançou com a realização de minunciosos Estudos de Impacto Ambiental e de Impacto de Vizinhança, que resultaram na obtenção da licença ambiental junto à Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma). A obra prossegue agora em fase de licitação para escolha da empresa executora. A meta é concluir o projeto até o final de 2012.
Descrição detalhada do trajeto
A ligação inicia no 1) entroncamento da rua General Osório com a rua Bahia, por meio de uma via expressa e uma marginal na rua Henrique Weise, 2) segue com uma ponte sobre o rio Itajaí-Açu de 362 metros (popularmente conhecida como Ponte do Badenfurt), 3) prossegue com um viaduto sobre sua Arnold Hemmer (com alças de acesso), 4) continua com uma ponte de 80 metros sobre rio do Testo e 5) chega à BR-470.
Histórico do projeto
Há mais de 30 anos, estuda-se a possibilidade de se fazer mais uma travessia no rio Itajaí por meio de uma ponte para aliviar o tráfego de entrada e saída de veículos de Blumenau.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.