A secretaria municipal de Educação de Apiúna está satisfeita com o resultado do Ideb, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nas séries iniciais do sistema municipal de ensino.
O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de 0 a 10. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada rede de ensino até 2022.
O indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados em 2005, onde o município de Apiúna aparecia com uma nota de 4,1. Quatro anos anos mais tarde, em 2009, nova medição foi feita através da Prova Brasil e do Censo Escolar, e Apiúna alcançou a nota de 5,2, crescendo assim, 1,1 ponto em quatro anos. Vale salientar, que esse resultado estava projetado pelo MEC para ser alcançado em 2013.
A secretária municipal de Educação, Solange Hoffman, afirma que ficou provado que unir o município em torno da educação pode trazer resultados efetivos.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apiúna.