"180 anos de Imigração Alemã em Santa Catarina". Este foi o objetivo da inauguração da Torgelowerplatz , na quinta-feira (30). A escultura foi idealizada pelo artista José Batista e a Prefeitura Municipal foi responsável pela terraplenagem, iluminação, drenagem pluvial, ajardinamento e pavimentação.
Presentes na cerimônia, o prefeito Paulo Maurício Pizzolatti, a primera-dama, Raffaella Pizzolatti, a vice-prefeita, Gladys Siewert, o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Petito, o escultor e criador da obra, José Cristóvão Batista, o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux,Ricardo Ziemath, o pastor Aldo Beskow da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São Lucas, demais autoridades e visitantes que vieram prestigiar o evento. O Reitor da Uniasselvi, Malcon Tafner, também foi convidado para a cerimônia, pois o terreno da Praça de Torgelow foi cedido em comodato pela instituição de ensino.
O prefeito iniciou o discurso falando sobre a colonização da imigração alemã em Santa Catarina. "Estamos recuperando o Centro Cultural, antes denominado Complexo Weege por causa do comércio, para transformar este local em uma área de lazer à comunidade". Ele ressalta a importância em valorizar o local com um belo jardim, como feito no Teatro Municipal, pois os jardins fazem parte da herança que os antepassados deixaram para nós. "Esta obra é um marco da colonização local para valorizar todo o processo de crescimento cultural, religioso e educativo de Pomerode".
De acordo com a vice-prefeita, "a intenção maior é homenagear os imigrantes, mas também todos os descendentes. A obra retrata o trabalho de Pomerode, como a representação do homem com a enxada e a mulher frente à educação dos filhos". Ela frisa que esta é mais uma obra entregue pelo executivo e ressalta que é uma forma de homenagear a terceira idade por ser inaugurada no mês de agosto, já que a Prefeitura, durante esse mês, elaborou atividades direcionadas ao idoso.
O reitor da Uniasselvi declarou que "o prefeito tem mostrado a sensibilidade para todas as necessidades de Pomerode". Na fala do presidente da Câmara de Vereadores, destacou que "nada melhor do que escolher a cidade mais alemã do Brasil para homenagear os imigrantes alemães". Para o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado de SC, o preceito de Pomerode é excelente em outras cidades. "A nossa colonização e cultura são o diferencial e temos só a crescer."
As esculturas
As esculturas representam – em tamanho natural – diversos personagens e objetos que representam o trabalho do imigrante alemão em Santa Catarina. São elas: homem agricultor, mulher agricultora, menino, boi com arado, cavalos, carroça e animais domésticos.
O artista catarinense, José Batista, demorou 6 meses para concretizar as obras, cujo material é de concreto, revestido por uma pintura de bronze. Batista possui 41 obras nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. "Eu desenvolvo os projetos e os apresento às instituições."
Torgelowerplatz – Pedra Fudamental
No início desse ano, no dia 05 de março foi realizado o lançamento da Pedra Fundamental da Torgelowerplatz. Uma comitiva de alemães com 45 pessoas, do estado de Mecklenburg-Vorpommern participou do evento.
Presentes no evento, o Ministro da Economia, do Trabalho e Turismo de Mecklenburg-Vorpommern e sua Delegação, os prefeitos de Torgelow e Greifswald, além de representantes de câmaras de indústria e comércio, empresários e universidades destas regiões. Junto, estava a rede de televisão da Alemanha NDR Fernsehen, que os acompanharam e registraram toda a visita.
O acordo entre Pomerode e Torgelow foi realizado em 2007, através do Governo do Estado. Na Alemanha, o representante do estado de SC assinou convênio que prevê parcerias entre a cidade de Torgelow e Pomerode, oficialmente a cidade mais alemã do Brasil.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.