Ramos de plástico e brinquedo podem ter capacitação em Pomerode

No final da última semana foi realizada reunião com empresários dos ramos de plástico, brinquedo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Compareceram aproximadamente 15 pessoas de 10 empresas.

Reunião contou com a participação de dez empresas de ambos os segmentos.

O objetivo do encontro foi discutir a estruturação do setor em Pomerode, bem como as ferramentas que estão à disposição dos empresários, a formação e a qualificação da mão de obra.

Conforme o secretário da SEDEC, José Avancini, na ocasião foi deliberado um estudo para a realização de capacitação para líderes de empresas. "O SENAI irá apresentar o estudo até o final do ano", diz o secretário.

A reunião serviu para os empresários conhecerem os serviços que o SENAI oferece e aprofundar o grupo tornando um núcleo ativo. Foi sugerida a criação de uma APL – Arranjo Produtivo Local – que é uma união de empresários do mesmo segmento.

A próxima reunião será marcada, de acordo com o retorno do SENAI. O segmento de plástico é o terceiro arrecadador do município, ficando atrás somente do ramo têxtil e metal mecânico. "Este setor não tinha nenhuma estruturação. Acredito que todos gostaram e viram a necessidade de caminharem juntos. Acredito que a parceria tenha se tornado maior que a competitividade normal que existe no âmbito comercial".

A SEDEC tem feito visitas periódicas às empresas de todos os segmentos, com o objetivo de conhecer a realidade econômica do município e sentir as necessidades para canalizar as ações.

O prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti, que acompanha o andamento das negociações e oferece todo o suporte que a SEDEC venha a precisar, finaliza: "Quem ganha é o segmento, pois aumenta a produtividade, onde os trabalhadores e o município obtêm maior arrecadação".

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.