A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade (Seplan) e a Secretaria de Administração e Fazenda (SEAF) estão implantando o Sistema Geoprocessamento Municipal (SMG). Esta metodologia visa tornar o cadastro de um Município dinâmico e eficaz. O objetivo deste trabalho é informatizar o sistema da prefeitura, além de criar fontes de pesquisa e apoio ao setor de planejamento.
Como produto final, o município obterá um sistema que integra banco de dados e mapas em um servidor único, disponível online para todos, facilitando as consultas e edições cadastrais. Para obter esta tecnologia, primeiramente, é feito um diagnóstico atual do que o Município já possui. Depois, é realizado todo um trabalho de geodésia, cartografia, topografia, sensoriamento remoto e recadastramento imobiliário, para assim construir um banco de dados socioconômico e multifinalitário.
De acordo com o secretário de Planejamento, Dieter Weege, com este trabalho o município apresentará informações mais precisas e técnicas. "Elas estabelecerão o melhor planejamento de infraestrutura, contemplando da melhor forma, o planejamento municipal". Ele salienta que através dessas informações será possível traçar um plano de mobilidade urbana e de transporte.
O trabalho é divido em etapas. Uma delas é a pesquisa de campo realizada através de entrevistas, outra é a medição da área construída atualmente. A equipe também verifica se há rede de abastecimento de água, luz, telefone, coleta de lixo,entre outros itens.
Até o momento cerca de 3 mil edificações foram cadastradas. De acordo com Edson Cruz que realiza os cadastros , 98% da população abordada foi atenciosa. Ele informa que o prazo de entrega do cadastramento é final do ano que vem. Dessa forma, os dados serão atualizados para calcular o IPTU a partir de 2012.
Conforme o topógrafo e calculista, Altair Marian, além das entrevistas, serão implantados 13 pares de marcos geodésicos em pontos da cidade para efetuar o georreferenciamento, dos quais seis já foram rastreados. O rastreamento é realizado através de marcos implantados em locais públicos e estratégicos. Esta fase compreende a medição da topografia com a estação total, cujo aparelho eletrônico é capaz de armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos, possibilitando a determinação de ângulos e distâncias.
A empresa Topobase é a responsável pelo trabalho em Pomerode. Recentemente, a equipe efetuou o cadastramento imobiliário nos municípios de Lontras, Rio do Oeste, Corupá, Ascurra e Benedito Novo. Em Pomerode foram cadastradas 25 quadras, abrangendo o Centro e Pomerode Fundos. Este trabalho iniciou há dois meses. A empresa está recrutando pessoas para trabalhar no período de cadastramento. Mais informações, pelo telefone 3387-0079 ao meio-dia e após as 18h.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.