O Grupo de Trabalho Municipal, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma) e Prefeitura Municipal de Pomerode, está realizando a elaboração de um cadastro dos proprietários interessados em conservar e recuperar as mata ciliares localizadas próximas ou em suas propriedades. O ‘Cadastro Municipal' é atualizado a cada dois anos.
A ação integra os Projetos de Recuperação de Mata Ciliar, desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho Municipal, vinculados ao Programa Regional de Neutralização de Carbono. Este programa tem por meta o aumento gradual do número de proprietários de terra no território municipal. O secretário da Sederma, Nilton Machado, explica que pretende-se obter a adesão ao Programa de 5% dos proprietários rurais de Pomerode no primeiro ano, seguindo desta forma, até alcançar a sua totalidade, num prazo máximo de 20 anos.
A partir do repasse das informações do ‘Cadastro Municipal' de cidadãos, interessados na conservação e recuperação de matas ciliares, cria-se o ‘Cadastro Regional'. Para participar, o secretário explica que o pomerodense precisa ter sensibilização, conscientização e mobilização. Além do comprometimento com a recuperação de matas ciliares.
Importante trabalho de recuperação da vegetação às margens de rios.
Machado informa que é realizada a elaboração de um calendário anual de disponibilidades de tempo dos responsáveis e dos beneficiários para a execução do progresso de recuperação. "Além disso, estamos trabalhando para o desenvolvimento, disseminação e aplicação de estratégias para a recuperação de áreas degradadas em mata ciliares".
O prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti, que acompanha os trabalhos, enfatiza que o projeto se torna um estabelecimento de espaço de educação ambiental e, consequentemente, melhoria da qualidade ambiental, por meio de parcerias com outras secretarias municipais e/ou setores da sociedade.
Recentemente foi aprovado Decreto Nº 2537, de 13 de outubro de 2010, demonstrando a parceria existente entre o Executivo e o Legislativo. Fica instituído o Manual Operativo do Programa Municipal de Conservação e Recuperação de Matas Ciliares no Município de Pomerode.
"Pretendemos com estas ações, realizar a recuperação de matas ciliares, com vistas à proteção dos recursos hídricos. Apoiar também as ações de conservação da biodiversidade no Bioma Mata Atlântica e ecossistemas associados existentes no território do município, por meio da formação de corredores de matas ciliares; contribuir para a mitigação da mudança climática, por meio de absorção e fixação de carbono através das ações de recuperação de mata ciliares", finaliza Machado.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.