Oficina do Plano de Ação das Cidades Históricas acontece dia 15

Após a Audiência Pública do dia 24 de novembro, as atividades do PACH continuam em Pomerode na próxima quarta-feira (15/12). Às 8h30, no Auditório da Prefeitura Municipal, acontece a Oficina do Plano de Ação das Cidades Históricas. Será a segunda etapa do trabalho, com a elaboração dos objetivos. O evento é gratuito e aberto ao público.

Plano de Ação das Cidades Históricas [PACH]

Com o surgimento do Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal [PAC], o IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico  Nacional] buscou recursos para as cidades históricas, criando o Plano de Ação das Cidades Históricas – PACH

O PACH visa enfrentar as questões estruturantes das cidades por meio de um planejamento integrado que estabeleça ações para o desenvolvimento social vinculadas às potencialidades do seu Patrimônio Cultural. Deve refletir um pacto consensuado entre os entes federados, o setor privado e a sociedade civil organizada.

O PACH é participativo e iniciou em 2009 em municípios com sítios e conjuntos urbanos, tombados ou em processo de tombamento em nível federal, e municípios com lugares registrados ou em processo de registro como Patrimônio Cultural do Brasil. Em 2010 foi definido proporcionar a participação dos municípios que integram os Roteiros Nacionais de Imigração – convite oficializado em reunião no dia 14 de outubro entre o IPHAN e os 9 municípios do Vale Europeu que integram os Roteiros.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.