Secretário de Defesa Civil de Blumenau já atua no Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional

Após treinamento de uma semana junto à Defesa Civil Nacional em Brasília (6 a 10 de dezembro), o major Aldo Baptista Neto inicia oficialmente sua atuação como membro do Grupo de Apoio a Desastres no Brasil (Gade). O grupo é formado por profissionais, de todo o país, selecionados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) para representarem o órgão federal em nível local. Sua ação se dará somente na ocorrência de calamidades que necessitem de recursos da União. O objetivo da medida é atacar as fragilidades do sistema em todo o território nacional.

Nesse primeiro momento, o major Neto poderá ser enviado para ocorrências nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e na região de divisa do Oeste catarinense – caso haja solicitação do prefeito da cidade atingida e designação da Sedec Nacional. Nas localidades, aturará no acompanhamento da gestão do desastre, se certificando de que as comunidades atingidas recebam a assistência adequada e que os recursos enviados sejam utilizados segundo os fins solicitados.

Durante a capacitação em Brasília, foram realizados exercícios práticos como simulação de situação de emergência. "Tivemos um excelente treinamento", avalia Neto. Para a seleção dos profissionais, os 22 integrantes passaram por avaliação de qualificação técnico-profissional, habilidades de liderança, experiência em gerenciamento de desastres ou função de Defesa Civil.

Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.