Autoridades do Brasil e da Alemanha participaram do evento que abriu a 28º edição do evento. Antes da abertura oficial, mais de 500 pessoas com seus trajes típicos, incluindo o prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti e a vice-prefeita, Gladys Sievert, desfilaram pelas ruas da cidade.
Conduzindo o cerimonial, esteve o secretário de Governo, Valmor Kamchen, que citou a presença de prefeitos de diversas cidades, vereadores, secretários, deputados, além de outras tantas autoridades. Presenças marcantes também, da rainha e princesas da Festa. Autoridades participaram da sangria do primeiro barril de chope da 28a Festa Pomerana.
Os Clubes de Caça e Tiro de Pomerode foram lembrados e realizaram uma encenação de homenagem aos reis e seus cavaleiros e, rainhas e suas princesas. O presidente dos Clubes de Caça e Tiro de Pomerode, Marcos Küster, falou sobre a importância dos Clubes e apresentou-os ao público. A alegria dos grupos folclóricos contagiou àqueles que acompanhavam a cerimônia.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Campestrini, cumprimentou a todos e falou da importância do evento para a cidade. O Deputado Estadual, Gilmar Knaesel saudou principalmente os ex-prefeitos, que deram a continuidade da Festa no decorrer dos anos. "Não posso esquecer a vice-prefeita Gladys e do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cláudio Krueger", frisou.
Considerou Santa Catarina como o melhor destino turístico do Brasil e aproveitou a oportunidade para se solidarizar com os que estão sofrendo em função das enchentes nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. "Não podemos esquecer que passamos por situação semelhante há três anos", disse.
Representando o deputado Federal, João Pizzolatti, esteve seu filho, João Pizzolatti Neto. Ele lembrou a parceria existente entre o deputado e o município, que vem contribuindo para grandes realizações na cidade.
Em função da instalação do governo atual, o governador Raimundo Colombo também não pode estar presente. Representando-o esteve o secretário Regional de Desenvolvimento (SDR), Raimundo Mette. "Parabenizo a todos por mais este grande evento".
O prefeito Paulo Maurício Pizzolatti cumprimentou as autoridades presentes e iniciou a solenidade de abertura da 28ª Festa Pomerana contando um pouco da história dos pioneiros quando lançaram as primeiras festas culturais no Vale do Itajaí. Aproveitou o momento para comunicar com muita emoção, que sua filha foi aprovada no Curso de Medicina da Universidade Federal de Curitiba.
"Precisamos resgatar o momento especial da 1ª Festa Pomerana. A época foi difícil economicamente para o estado. Neste período foi lançado o ‘Viva Santa Catarina', ocasião em que o prefeito de Pomerode, Eugênio Zimmer, lançou a Pomerana. Foi a 1ª cidade do Vale a lançar uma festa municipal com valorização cultural", mencionou o prefeito.
Na sequência, a Associação de Grupos Folclóricos realizou a Dança da Integração, convidando o público para participar, dando continuidade à grande festa. No total, 4.714 pessoas compareceram no primeiro dia de Festa.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pomerode.