A Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, situada nos três municípios que compõem o Médio e o Alto Vale do Itajaí, Apiúna, Ibirama e Lontras, já começou a receber visitantes.
A hidrelétrica, localizada no Rio Itajaí-Açu, tem a capacidade instalada de geração de 182,3 mega-watts (MW). Encravada a mais de 340 metros montanha adentro, na localidade de Subida, município de Apiúna, a galeria de túneis e a caverna da Casa de Força tem dimensões desafiadoras para as técnicas de engenharia civil.
As visitas às instalações da AHE de Salto Pilão tem que ser agendadas pelo e-mail: jair@qwnet.com.br, com Jair. Mais informações pelo telefone 47 3353 6018.
As visitas acontecem de terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, somente no período vespertino. Sendo que o aconselhável são grupos de no mínimo 10 pessoas e, no máximo, 20 pessoas, a visita é gratuita.
Os visitantes primeiro conhecerão o Centro de Atendimento ao Visitante, onde assistirão a um vídeo sobre a Usina depois, seguirão para a visita de campo, conhecendo a Casa de Força onde existem as duas turbinas.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apiúna.