Em que Brusque você quer estar em 2040?

A Brusque que queremos para o futuro começa a ser pensada e todo brusquense é capaz de dar sua contribuição para construir a cidade que quer daqui para frente. E já pensando em buscar respostas para essas questões, um grupo, com representantes de entidades brusquenses, organizou-se para iniciar um Planejamento Estratégico do Município, com o objetivo de desenvolver diretrizes que assegurem um desenvolvimento ordenado da cidade para os anos que virão.

E para apresentar à sociedade as ideias e a importância do planejamento, será realizado um lançamento na próxima quinta-feira, 17, a partir das 19h30min, no Auditório do Centro Social Empresarial e Cultural de Brusque (ACIBr).

Formado por profissionais e representantes de diversas áreas e segmentos, a intenção é realizar, periodicamente, vivências, seminários, workshops, com temáticas que possibilitem a análise atual e a expectativa para o futuro, de maneira que possibilite a definição de estratégias que norteiem gestores municipais, empresários, entidades e sociedade civil organizada, nas ações em prol do desenvolvimento de Brusque.

Brusque já superou a marca de 100 mil habitantes, sendo urgente a definição de metas de longo prazo para propiciar seu desenvolvimento de modo sustentável. Tais metas devem surgir de uma ampla discussão que mobilize toda a sociedade e o governo municipal que, uma vez pactuada, poderá servir de orientação para todos os governos, instituições e organizações da sociedade, independente de cor partidária ou linha ideológica.

Para início das discussões são sugeridos seis eixos temáticos que poderão ser subdivididos em quantas Câmaras Temáticas forem julgadas convenientes ao debate dos temas.

  • Mobilidade Sistema Viário – trânsito
  • Desenvolvimento Sustentável – Meio ambiente, Planejamento Urbano, organização físico territorial, resíduos sólidos, saneamento
  • Desenvolvimento econômico – Migração Interna, Turismo, Desenvolvimento Industrial, Comercial e de Serviços, Político-institucional (Observatório Social), boas práticas
  • Educação – formação profissional, lazer e cultura, acesso ao conhecimento …..
  • Saúde
  • Segurança – defesa civil, segurança pública,…

Uma vez debatidos os temas, o grupo gestor divulgará seus resultados, podendo, desta forma, servir de subsídio a tomada de decisões e avaliação das políticas que sustentem o desenvolvimento de nossa cidade com oportunidade para todos e qualidade de vida.

Porque planejar?

O Planejamento Estratégico é definido como uma forma sistemática de conduzir à mudança e de criar o melhor futuro possível para uma cidade. É um processo criativo de ações a longo prazo, que estabelece um continuo mecanismo de Análise e Tomada de Decisões, Pondera Riscos, Identifica Cursos de ações específicos, Formula Indicadores de Resultados e Envolvem os Agentes Sociais e Econômicos locais em todo o processo.

Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.