Blumenau registra em fevereiro deste ano o melhor ritmo de expansão de abertura de novos empreendimentos dos últimos sete anos, segundo boletim de alvarás divulgado, nesta quarta-feira, dia 2, pela Praça do Cidadão. Foram 197 novos empreendimentos, dos quais, 90 Microempreendedor Individual (MEI). O número representa um crescimento de 70% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando o órgão registrou 116 novos investimentos em diversos setores da economia da cidade.
O setor de prestação de serviço segue sendo a tendência de investimentos na cidade. Foram feitas 101 emissões de alvarás. O comércio aparece logo abaixo, com 30. Na área industrial a Praça do Cidadão registrou 20 novos emissões. O aquecimento da economia blumenauense deste ano já fora registrado em janeiro, quando o período se apresentou como melhor período, também dos últimos sete anos, com 216 novos empreendimentos.
Alvarás provisórios: Onze registros fazem parte da emissão de alvarás provisórios, com validade de 180 dias. Desses, quatro são do setor de indústria e prestação de serviços e outros três da área do comércio. Para receber o alvará definitivo o cidadão deve solicitar na expedição do alvará provisório as demais licenças para abertura da empresa. Os alvarás provisórios passaram a ser emitidos desde 17 de junho de 2007 através da Lei Complementar nº. 647.
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Blumenau.