Enxurrada: Prefeitura e Defesa Civil fazem Força-Tarefa para atender população

Esta semana em Brusque continua sendo de muito trabalho para os funcionários da Prefeitura, a exemplo do que aconteceu no último domingo, 13, para restabelecer os acessos da cidade e recuperar as vias que foram tomadas pela lama, após a enxurrada. No início da semana, o colegiado de governo esteve reunido e definiu que todas as ações decorrentes do sinistro serão centralizadas na Defesa Civil. 

Uma grande Força-Tarefa que integra as secretarias de Obras, Educação, Assistência Social e Habitação e Saúde foi formada para apurar todas as informações decorrentes e recuperar a cidade. "Montamos quatro equipes encarregadas de fazer visitas e atender as solicitações de quem procurou a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. Cada equipe conta com um engenheiro ambiental, responsável por fazer a análise ambiental do cenário, dois engenheiros civis, que discutirão as condições da edificação em risco e uma assistente social, encarregada de fazer um levantamento sócio-econômico das famílias atingidas", salientou o prefeito de Brusque, Paulo Eccel. 

A medida segundo ele, complementa o atendimento inicial prestado pela Defesa Civil no dia da enxurrada e irá possibilitar resultados mais efetivos para a defesa do cidadão e para reconstrução das áreas atingidas.

De acordo com a engenheira civil Sabrina Venturelli, que acompanhou o primeiro de trabalho das equipes, muitas pessoas procuraram a Defesa somente na segunda-feira (14). "A cada visita surgiam mais pedidos de averiguação de terreno, de prédio. É um trabalho criterioso e necessário. Estamos atendendo caso a caso. Nosso objetivo é identificar os riscos e prestar assistência a quem realmente precisa", informou.

Uma inovação dessa operação em relação aos episódios passados, de acordo com o diretor da Defesa Civil, Eliseu Muller, é que as pessoas cadastradas e visitadas pela equipe da Força-Tarefa receberão a ajuda necessária em sua residência. Assim, se a família necessitar de colchões, por exemplo, deverá aguardar no seu domicílio, não sendo necessário procurar nos órgãos públicos. "Alimentos, roupas, colchões e o que for necessário chegará na casa dos atingidos. Só devem procurar a Defesa Civil aqueles que não foram cadastrados no final de semana e que tiveram algum tipo de perda com a enxurrada", complementou Muller.

O diretor da Defesa Civil explicou que a Operação Tarefa foi dividida em três fases: Resposta, Levantamento e Reconstrução, e destacou que tanto Defesa quanto prefeitura atuam na segunda fase. "Estamos mapeando as áreas, juntando os relatórios decorrentes das visitas para fazermos a avaliação dos casos mais graves e dos recursos necessários para reconstrução. Até a quarta-feira (16) enviaremos um relatório à Defesa Civil do Estado, com os danos sofridos pela cidade e pela população", disse Muller.

O prefeito Paulo Eccel já se prepara para uma audiência com o governador Raimundo Colombo para detalhar a situação da cidade.

Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.