Nesta segunda-feira, dia 21, iniciam as atividades do Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos

Blumenau participou do Estudo de Competitividade, realizado pela Fundação Getúlio Vargas e obteve pontuação acima da média das cidades não capitais, que é de 48,4 pontos em uma escala de 0 a 100. Com o índice geral de 61,1 pontos, o município se aproxima das cidades capitais, cuja média é de 61,9 pontos.

A partir destes dados, o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Marca Brasil (IMB) dará início as atividades do Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos, nos dias 21 e 22 de março. O evento será realizado no Sebrae e terá a presença das entidades participantes da pesquisa.

O projeto tem o objetivo de tornar a cidade um destino turístico com capacidade de contribuir com o desenvolvimento da região turística. Capacitar os atores locais para a gestão e planejamento do turismo, atrair um número maior de turistas, destacando seus atrativos e serviços. E ampliar a qualidade e diversificação dos serviços turísticos no destino e região.

A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2010, quando a FGV permaneceu uma semana na cidade e aplicou um questionário de 600 perguntas. As questões eram divididas em 13 dimensões, sendo elas infraestrutura geral, acesso, serviços, equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas publicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

Estudo de Competitividade realizado pela FGV

Com o intuito de auxiliar os destinos turísticos a analisar, conjugar e equilibrar os diversos fatores que contribuem para a evolução da atividade turística, o Ministério do Turismo (MTur), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) deram início ao Estudo de Competitividade dos 65 destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Criada em 2007 e aplicada desde então, a metodologia que gera índices em 13 dimensões ligadas à atividade turística permite analisar o desenvolvimento de um destino turístico.

Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.