Guia do Centro Histórico de Pomerode é lançado

Com 30 páginas, o Guia Centro Histórico traz fotos e a história das famílias que empreenderam no município e das edificações do período do desenvolvimento urbano de Pomerode. Além de apresentar um mapa do roteiro, o material impresso traz informações sobre a arquitetura, curiosidades, fotos antigas e momentos históricos.

O percurso do Centro Histórico compreende 1.500m de extensão no qual são destacadas 35 edificações. O trajeto inicia no Portal Turístico Sul, na Rua XV de Novembro, segue pela Rua Frederico Weege até o estabelecimento da Polícia Militar e também percorre a Rua Paulo Zimmermann e imediações, onde se localizava o Complexo Weege, atual Centro Cultural da cidade.

De acordo com o prefeito Paulo Maurício Pizzolatti, além da Rota Enxaimel, em Testo Alto, os turistas e a comunidade poderão reviver a história de Pomerode no Centro da cidade, com informações sobre as edificações construídas a partir de 1900. "Esta é uma forma de valorizar as características culturais do município e de nossos antepassados", ressalta.

A ideia para a confecção do material surgiu quando a Sra. Gladys D. Sievert foi Secretária de Turismo (2000 e 2004). Em 2006, a turismóloga, Christiane W. Fausel , apresentou o trabalho de conclusão de curso sobre o tema. Após isso, da pesquisa para a produção da peça até a confecção foram quatro anos. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo Cultura e Esporte (Setuce), Fundação Cultural de Pomerode e a comunidade. 

4° Seminário Regional de Turismo

Debate sobre o desenvolvimento turístico do Vale Europeu com o tema "Turismo Cultural: organização local e regional" ocorreu no 4° Seminário Regional de Turismo de Pomerode. Evento reuniu profissionais da área, estudantes, tanto locais e regionais, na Câmara de Vereadores, no dia 12/04.

Prestigiaram o Seminário, a Diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte, Eliza W. Sant'ana de Liz; o analista técnico da Coordenadoria Regional do Sebrae do Vale do Itajaí, Aloísio Salomon e o Gestor de Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale, Ademir Winckelhaus. Além destes, estavam presentes o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ricardo Campestrini; o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cláudio Krueger e a vice-prefeita, Gladys Sievert.

Os 60 participantes debateram assuntos, como o cicloturismo e a implantação desta prática na região; qualificação profissional; o artesanato no turismo de experiência; a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) e o movimento slow food; como também, a integração do turismo, cultura e esporte para o desenvolvimento social das comunidades. Entre os assuntos pautados, os participantes falaram sobre as atividades, integrando os municípios na construção de uma estrutura regional de desenvolvimento do turismo, no Vale Europeu.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pomerode.