Secretaria de Saúde e Furb lançam livro Formação em Saúde

Resultado de um longo trabalho desenvolvido em Blumenau entre a Secretaria de Saúde e Universidade Regional de Blumenau (Furb), o livro traz uma reflexão coletiva e profunda da necessidade do ordenamento da formação na área da Saúde, paralelamente às necessidades da Saúde da população e princípios do SUS.

 

A Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Furb, lança, na próxima quinta-feira, dia 12 de maio, o livro Formação em Saúde: experiências e pesquisas nos cenários de prática, orientação teórica e pedagógica. O evento será, às 20h, no hall do Bloco A do Campus I da Furb.

Além de autoridades municipais e da instituição de ensino, o lançamento contará com a participação do coordenador do Programa de Reorientação da Formação da Graduação da Área da Saúde (Pró-Saúde) de Blumenau, Tarcísio Lins Arcoverde, acompanhado do coordenador do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) de Blumenau, João Gurgel Calvet. Participará também do evento o secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin.

O livro concretiza um trabalho de experiência de 30 autores no total, dentre eles funcionários da Secretaria de Saúde e Furb, num processo que iniciou em 2001 em Blumenau. Trata-se de um produto de reflexão coletiva, como resposta a uma política interministerial, configurada como agenda da Reforma Sanitária Brasileira. O objetivo é um só: buscar e aproximar definitivamente as práticas de ensino e extensão ao Sistema único de Saúde (SUS) e às demandas sociais.

Por isso, o livro é fruto de parceria entre poder público e instituição de ensino, com apoio do Ministério da Saúde, através dos Programas PRÓ-Saúde e PET-Saúde. "Isso é o resultado dos primeiros anos de um processo de integração entre estes dois agentes sociais importantes na área de Saúde e da educação, a Prefeitura e Furb, respectivamente", explica o coordenador do PRÓ-Saúde, Tarcísio Lins Arcoverde.

Unidades Docentes Assistenciais

Graças a esse trabalho de integração, sempre na busca de aproximar a formação em Saúde, paralelo às demandas e princípios do SUS, Blumenau comporta atualmente 21 Unidades Docentes Assistenciais (UDAS). Dentre elas, 19 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Com isso, o Ministério da Saúde oportuniza os recursos ao município, que permite oferecer, nestas unidades, um campo para o estágio aos profissionais de Saúde, implementando suas ações e integrações junto à sua formação acadêmica.

Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.