Apiúna completa 22 anos

Mais um ano se passou e Apiúna está alcançando a marca de 22 anos de emancipação política.

Até 1988 foi distrito da cidade de Indaial, sendo governada pela administração daquele município. Desde sua emancipação, e instalação oficial, no dia 1º de junho de 1989, passou por 6 eleições. Este município de ampla área territorial, com 494km2, dividido em 41 localidades mais o centro, é cortado pela importante rodovia BR 470, que representa ao mesmo tempo progresso e perigo.

Mas quem conhece Apiúna? Apiúna das localidades com água no nome, como Águas Frias, Rio Novo, Alto Rio Novo, Barra das Águas Frias, Braço do Rio Novo, Bracinho e até mesmo Poço Ruim?

Das localidades que receberam nome de animais típicos do município – Anta Gorda, Cascudo, Sabiá, Tangará, Jacutinga e Jundiá.

Apiúna que homenageia a flora e as belezas locais no nome das suas localidades – Baguaçu, Gabirobal e Cipó, Morro Grande e Pedra Branca.

Município dos ribeirões que emprestam o nome para a localidade que cortam, dentre eles, Ribeirão Carvalho, Ribeirão Vinte, Ribeirão Basílio, Ribeirão Roxo, Ribeirão São Luiz, Ribeirão Cachimbo, Ribeirão Tigre?

Os santos também não poderiam deixar de dar sua proteção e seus nomes às localidades apiunenses, como o São Filipe, Santo Antonio, Santa Luzia, Santa Rosa, São Jorge I, São Jorge II e São Pedro.

E além destes, ainda temos o Baú, Caeté, Fachinal do Bepe, Margem Esquerda, Neisse Central, Salão, Subida e Vargem Grande?

Apiúna é formada por todas estas comunidades. Cada habitante desde as distantes Santa Rosa e Alto Rio Novo, até os moradores do Centro, fazem a diferença e a força deste município.

Não haveria como ser Apiúna, comemorando seus 22 anos como município, sem a participação de cada um. Pequenos ou grandes se unem para formar este pedaço de terra chamada Apiúna.

Parabéns apiuneneses! Aqueles que nasceram aqui, que moram desde pequenos ou aqueles que adotaram a cidade! Parabéns para todos que contribuíram para o crescimento e fortalecimento desta terra! Parabéns para quem investiu aqui e acreditou que era possível!

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apiúna.