A comissão organizadora da 28ª Oktoberfest de Blumenau definiu a grade de programação musical da festa, que acontece de 06 a 23 de outubro, no Parque Vila Germânica. Este ano, 50 bandas vão animar a maior festa alemã das Américas. Desse total, 44 são grupos nacionais, cinco são bandas alemãs e uma vem do Tirol trentino para uma apresentação especial no evento.
Os grupos vão se revezar nos palcos dos três pavilhões da Vila Germânica, no Biergarten (Jardim da Cerveja) e nas retretas no centro da cidade. Serão 980 horas de música, incluindo as retretas que iniciarão já no dia 03 de outubro e as apresentações nos desfiles oficiais na Rua XV de Novembro.
Toda a programação – com hora e local das apresentações dos grupos – já se encontra à disposição no site oficial – http://www.oktoberfestblumenau.com.br/. No link Programação de Bandas, o público também pode acompanhar os dias e horários das retretas na Praça Dr. Blumenau, Praça Victor Konder (Prefeitura), Parque Vila Germânica e palanque junto ao Banco do Brasil.
Todas as bandas da 28ª Oktoberfest terão que apresentar 90% de músicas alemãs em seus shows. O presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, explica que o repertório típico é uma exigência da organização. "A obrigatoriedade vem sendo cobrada nos últimos anos para garantir que a festa seja original e que preze, de fato, pela cultura blumenauense de origem germânica", ressalta.
No primeiro dia da festa, a música vai iniciar pelo Biergarten, às 19h. Nos pavilhões, os shows vão começar às 22h, após a abertura oficial do evento, às 21h30min, com a sangria do primeiro barril de chope. As primeiras a subirem no palco serão as bandas alemãs Trachtenkapelle D'Rauschberger-Zell (Setor 1), Die Dorf Oxn (Setor 2) e Muzikkapelle Chieming (Setor 3), respectivamente.
Os grupos europeus convidados:
Trachtenkapelle D' Rauschberger-Zell – a banda, que agradou o público da 27ª Oktoberfest tem o objetivo de preservar a cultura e as tradições alemãs. Os músicos costumam se caracterizar pelos trajes típicos e excelente música de sopros. A banda é originária de Ruhpolding, sul da Baviera, muito próximo da fronteira com a Áustria.
Tocarão na Oktoberfest de 06 a 22/10.
Musikkapelle Chieming – a banda originária de Chieming, Baviera, possui um repertório composto por marchas, polcas e sucessos recentes. O grupo se especializou em festas como a Oktoberfest de Munique. Na festa de Blumenau, a banda se apresentou em 2008.
Tocarão na Oktoberfest de 06 a 15/10.
Die Dorf Oxn – A banda procedente de Bad Aibling, na Bavária, toca uma música predominantemente bávara. O grupo possui uma formação nova, porém alguns dos integrantes já se apresentaram na Oktoberfest de Munique. O conjunto se apresentará na festa de Blumenau acompanhado do grupo Schnalzer Verein, que utiliza chicotes para dar o ritmo à música.
Tocarão na Oktoberfest de 06 a 15/10.
Grombacher – a banda, composta por nove músicos, procedente de Obergrombach, estado de Baden, existe desde 1989. Possuem um som influenciado pela música popular e rock, o repertório é amplo e dançante.
Tocarão na Oktoberfest de 15 a 22/10.
Akkordeonorchester Fröhliche Eichsfelder – grande orquestra de acordeões, composta por 30 pessoas, originária da Turingia. O grupo existe desde 1997 e possui um repertório diversificado, abrangendo de músicas tradicionais a populares. Tocarão na Oktoberfest dias 21, 22 e 23/10.
Grupo Folclórico Musical Glockenthurm – Formado em 2007 com o objetivo de fazer uma boa música folclórica, que se espelha nas tradições trentino tirolesas. Os trajes do grupo e as coreografias são baseadas nas tradições trentinas. O nome Glockenthurm é originário de uma torre de madeira, com sino, que se encontra na cidade de Roncegno Terme, na Itália, onde a maior parte do grupo vive.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.