Os brusquenses devem ficar em alertas nesta terça-feira, 9. Em função das nuvens carregadas que estão sobre toda a região do Vale do Itajaí, o nível do Rio Itajaí-Mirim subiu além do esperado é alguns pontos de alagamento já foram registrados na cidade. Para garantir a segurança da população, a Defesa Civil de Brusque está monitorando as chuvas e tomando as medidas necessárias para atender às ocorrências.
Desde as 7h30, o departamento registra chamadas de diferentes pontos da cidade. Até o momento, seis deslizamentos foram reportados, sendo dois no bairro Poço Fundo, um no 1° de Maio, um na Ponta Russa, um na Souza Cruz e outro no Bruschal. "Apesar dessas ocorrências, não foram observados deslizamentos em nenhuma via. Dessa forma o trânsito permanece liberado", explica Eliseu Muller Junior, diretor da Defesa Civil de Brusque.
Às 9h, o nível do rio alcançava 5,8 metros e a previsão é de que o número aumente nas próximas horas. Alguns pontos de alagamento também foram registrados pela equipe da Defesa Civil, principalmente no loteamento Dom Nelson e nas proximidades da igreja do bairro Águas Claras. Eliseu ressalta que as equipes estão mobilizadas para atender à comunidade e que todas as medidas para garantir a agilidade das operações estão sendo tomadas. "Essas medidas são de precaução. É melhor prevenirmos e anteciparmos nossas ações para o caso de a situação se agravar", acrescenta.
Aulas suspensas
No início da manhã, as escolas Honório Miranda, CEI Tia Lisa, Santa Terezinha e Centro Educacional Cultura tiveram as aulas suspensas. Logo após, a Secretaria de Educação estendeu a medida para todos os educandários como forma de tranquilizar os pais e garantir a segurança dos alunos. Apesar do cancelamento das aulas, os funcionários permanecerão nas escolas até que todas as crianças sejam levadas para suas casas.
O transporte escolar municipal já foi mobilizado e também há vans escolares circulando para levar os alunos.
Orientação
A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de extrema necessidade. Aqueles que moram próximo a morros ou encostas devem ficar atentos para inclinações em árvores, muros, surgimento de rachaduras nas paredes e barulhos estranhos. As ocorrências podem ser informadas por meio do telefone 3396 7413 ou ainda o 199. Para solicitar o auxílio da Defesa Civil, basta informar nome, endereço e RG.
Tempo
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, Ciram, o tempo permanece chuvoso até à noite e deve melhorar a partir de amanhã.
Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.