Nas últimas 24 horas, a região do Vale do Itajaí recebeu cerca de 66mm de chuva, segundo medição do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). Com isso, o nível do rio chegou a 4,87m (medição das 11h), deixando o município em estado de atenção.
Até o momento, não há registro de ocorrências graves. No bairro de Velha, houve um pequeno escorregamento de terra nos fundos do terreno do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Salete Stauch, localizado numa transversal da rua Johann Ohf, bairro Velha Central. As atividades do CEI não foram afetadas nem há possibilidade de interrupção no funcionamento do local.
Na Velha Grande, a Defesa Civil avalia agora um escorregamento de terra na rua Franz Muller. Na rua Coripós, técnicos da Defesa e da Geologia avaliam um possível escorregamento perto do número 515.
Previsão do tempo e prevenção
De acordo com o centro de monitoramento meteorológico do Estado, Epagri/Ciram, a previsão para esta terça-feira, dia 9, é de que o tempo permaneça encoberto com chuva pela manhã. No decorrer do dia, a precipitação deve diminuir, apenas com nebulosidade variável e chuva isolada nos períodos da tarde e da noite.
Entrando agora em estado de Atenção, Blumenau passa a ter a medição do nível do rio de hora em hora. Para acompanhar o índice, visite o link http://www.blumenau.sc.gov.br/gxpsites/hgxpp001.aspx?1,7,406,O,P,0,,.
Dicas de prevenção, informações completas com avisos meteorológicos, previsão do tempo e imagens por satélite da nebulosidade na região, consulte o endereço www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil.
Para o município Blumenau, a Defesa Civil pede atenção especial das comunidades ribeirinhas e dos moradores de encostas que devem monitorar constantemente qualquer sinal de escorregamento, como rachaduras e estalos na edificação, inclinação de postes e árvores.
Recomendações da Defesa Civil:
– Acompanhe regularmente a previsão do tempo pelos veículos de comunicação e pelo site da Prefeitura
– Mantenha calhas, telhados e bocas de lobo limpos;
– Fique atento a sinais de deslizamento tais como rachaduras na edificação, inclinação de postes e árvores. Abandone o local em caso de estalos, o mais rápido possível;
– Desligue e mantenha-se afastado de aparelhos eletro-eletrônicos em caso de temporal com descargas elétricas;
– Busque abrigo seguro caso o ribeirão próximo à sua residência aumente repentinamente de volume ou, em plena chuva forte, o fluxo de água diminuir de forma acentuada;
– Desligue a chave geral da residência em caso de alagamento da mesma;
– Tenha sempre o contato de um vizinho ou parente para casos de emergência na residência.
Secretaria de Comunicação de Blumenau/Defesa Civil.