Cartazes coloridos nos biombos, maquetes caprichadas, objetos curiosos e conhecimento na ponta da língua. Será assim durante a 11ª Feira Municipal de Matemática de Pomerode e a 9ª Mostra Municipal de Projetos Pedagógicos. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (18/08), às 8h, no Pavilhão Principal do Centro Municipal de Eventos. No total são 110 trabalhos inscritos por cerca de 300 alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino do município.
Dos 45 trabalhos da Feira Municipal de Matemática serão selecionados 18 para participar na XXVII Feira Regional da Matemática, que neste ano acontecerá no dia 22 de setembro, também em Pomerode. Participam da Feira Regional, os municípios de Ilhota, Gaspar, Pomerode, Blumenau e Luis Alves.
Segundo a Secretária de Educação, profa. Neuzi Schotten "os trabalhos que serão apresentados na Feira Municipal já participaram da Feira Interna que aconteceu nas escolas e é a mostra dos Projetos desenvolvidos pelos professores com seus alunos. O trabalho com projetos tem apresentado resultados muito positivos na aprendizagem de nossos alunos". O nome do aluno que elaborou o logotipo da Feira deste ano é Vitor Amarildo Kruger Reiter. 14 anos – 8ª série – da EBM Olavo Bilac.
II Feira de Empreendedorismo
Anexo a Feira de Matemática e Mostra de Projetos Pedagógicos acontecerá também 2ª Feira Municipal de Empreendedorismo Educacional. Será a oportunidade de cada escola da rede municipal apresentar as empresas que os alunos criaram.
A disciplina de Empreendedorismo Educacional faz parte da Matriz Curricular dos alunos de 8ª série (9º anos) das Escolas Básicas Municipais de Pomerode com duas aulas semanais, sendo que os professores que trabalham esta disciplina são formados nas mais diversas áreas da educação e apresentam também um espírito empreendedor.
A Secretaria de Educação ao incorporar o Empreendedorismo em sua matriz de formação abre espaço para novos projetos que complementam a formação empreendedora e cidadã, apresentados no dia do evento.
Os objetivos consistem em proporcionar um contato com as complexas relações existentes no mercado de trabalho e nos ambientes de negócios; preparar para o trabalho em equipe, com espírito cooperativo; otimizar os espaços escolares; oportunizar o cultivo e o destaque de talentos entre os educandos; evocar a responsabilidade social do empreendedor; despertar a consciência ambiental e o impacto ecológico da produção e fortalecer o espírito empreendedor, investidor e criativo.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pomerode.