Mais de mil estudantes brusquenses poderão ter acesso ao ensino médio, técnico e de graduação gratuitamente com o novo Instituto Federal de Educação e Tecnologia – IFET, que deve ser inaugurado em Brusque até o ano de 2014. A notícia de que a cidade receberá uma unidade do educandário foi confirmada na manhã desta terça-feira, 16, pela presidente da república, Dilma Roussef, durante a cerimônia de divulgação do Plano de Expansão do Ensino Superior.
O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, e a secretária de Educação, Gleusa Fischer, estiveram presentes no evento. Na oportunidade, Eccel comemorou a notícia e avaliou o anúncio da implantação de um IFET em Brusque como um marco para a cidade, que receberá sua primeira instituição federal de educação. Para viabilizar a construção do espaço, a Prefeitura de Brusque vai fornecer um terreno de 20 mil metros quadrados.
Cerimônia
O evento desta terça-feira também marcou a criação de quatro novas universidades federais, a abertura de 47 novos campi universitários e 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica no país. As novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará.
O plano do governo é implantar, nos próximos quatro anos, 201 novas unidades da Rede, sendo 81 já em processo de implantação e 120 novos termos de adesão. O novo campus da Universidade Federal de Santa Catarina se situará no município de Blumenau.
IFET
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Os Institutos Federais compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Entrevista prefeito Paulo Eccel:
– Qual a importância deste Programa do Governo Federal para Santa Catarina, para a Região do Vale Itajaí e principalmente para Brusque?
Eccel: O anúncio feito nesta manhã pela presidente é revolucionário para a nossa região. Primeiramente pelo anúncio da uma universidade federal, a primeira universidade pública na Região do Vale do Itajaí, que vai ser instalada em Blumenau. Segundo, pelo anúncio da escola técnica federal, que é a primeira instituição de educação federal no município de Brusque
– Quantas pessoas serão beneficiadas com esta medida do governo na região?
Eccel: As informações prévias são de que o Instituto terá vagas para 1.200 alunos e 60 professores. Os cursos são na área de tecnologia e também em nível de ensino médio, tecnólogo e graduação.
– Estas vagas são suficientes para atender a demanda já existente hoje na região do Vale do Itajaí e em Brusque?
Eccel: Olha, nós estamos muito felizes com esta informação. Nós tínhamos um projeto que era abaixo desta expectativa. Estávamos em busca de um CVT, que é um embrião de um Instituto Federal de Educação, então nós fomos surpreendidos com este anúncio da presidente e temos certeza de que vai ser muito útil para que a gente aperfeiçoe a qualidade da educação local e regional, especialmente voltado para a área profissionalizante. Hoje Brusque é uma cidade de pleno emprego, que vem crescendo. Cresceu na última década 40%, enquanto o Brasil cresceu 13%, então este instituto vai suprir uma lacuna que há muito vinha sendo reivindicada. O governo teve sensibilidade, preparando o Brasil para os novos passos que ele está dando e ainda vai dar para se tornar uma das principais potências mundiais.
– Qual a contrapartida do município para garantir a instalação deste ITF?
Eccel: Vai ser necessário um terreno com uma área entorno de 20 mil metros quadrados que vai ser doado pelo município. Então é uma relação direta entre o município e a União.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brusque.