Uma aula de ética e cidadania. Esse foi o comentário nos bastidores da palestra de Marcello Souza Koudella, doutor em filosofia, especialista em direito tributário, professor universitário e auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil. A palestra foi proferida durante o 1º Encontro de Educação Fiscal, Ética e Cidadania de Timbó, na noite de ontem, no salão da Igreja Católica.
Promovido pela Prefeitura, através da Comissão de Educação Fiscal, o encontro reuniu cerca de 250 pessoas, que em quase 120 minutos estiveram envolvidas pelas palavras de Koudella. O professor retratou o caos em que grandes civilizações caíram como a grega, depois de perder o sentido do "etos" – eu e o meu grupo ou comunidade, e olhou somente para dentro de si. "Quando deixamos de formar cidadãos e passamos a contabilizar apenas pessoas, deixamos para trás o verdadeiro sentido da ética", refletiu o professor.
A palestra teve entrada gratuita e seu principal objetivo foi o conscientizar as pessoas da importância da participação de todos na construção de um país mais justo. "Precisamos formar cidadãos mais participativos e críticos, conscientes de seus deveres e direitos de cidadão", disse Koudella.
O 1º Encontro de Educação Fiscal, Ética e Cidadania marcou um passo importante para a formação de pessoas mais conscientes com os seus deveres. Dentre outros temas abordados na palestra de Koudella estiveram os valores éticos e familiares, cidadania responsável e a função social e econômica dos tributos pagos.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Timbó.