Rota do Enxaimel desenvolve atrativos com ajuda da comunidade

O turismo na Rota do Enxaimel, em Testo Alto, desponta novos horizontes. O roteiro, que reúne a maior concentração de casas construídas na técnica enxaimel em Pomerode, é o atual foco do projeto "Turismo Rural, Étnico e Cultural do Vale Europeu – Rota do Enxaimel", uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e o Sebrae de Blumenau. Cerca de 50 moradores da localidade compareceram no sábado (27/08) a uma reunião introdutória no Clube de Caça e Tiro XV de Novembro.
 
A vice-prefeita Gladys Knaesel e os Secretários de Turismo, Cultura e Esporte, Cláudio Krueger, e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Nilton Machado, estiveram presentes no encontro. Os representantes do Executivo Municipal esclareceram dúvidas acerca das etapas e benefícios do projeto, cuja principal intenção é desenvolver atrativos a partir do que já existe na localidade, oportunizando alternativa de renda aos moradores e uma experiência mais completa e singular aos visitantes. O coordenador Aloisio Salomon e o engenheiro agrônomo Otto Walter Schmiedt, ambos do Sebrae, instigaram os participantes sobre o potencial turístico ainda não explorado, comparando a Rota do Enxaimel a outros destinos semelhantes no País.
 
A comunidade se mostrou bastante entusiasmada com a proposta, se prontificando a dar andamento aos trabalhos. Novos encontros já estão programados para acontecer até o final do ano. A próxima etapa, marcada para ocorrer em setembro, será o envolvimento dos interessados em um seminário estratégico. Para comemorar as boas expectativas, ao final do encontro, foi servido um café colonial com produtos agronindustriais produzidos em Testo Alto, tais como cucas, pães, linguiças e queijos típicos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pomerode.

Comentar notícia