Programa de Capacitação Museológica é realizado em Pomerode

Realizadas em Pomerode, as oficinas do primeiro módulo do Programa de Capacitação Museológica em Pomerode, no Vale do Itajaí. O programa, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), já passou por Pinhalzinho e Urussanga nas duas últimas semanas.

As oficinas são realizadas até amanhã, das 8h30 às 18h, no auditório da Prefeitura de Pomerode. A abertura foi nesta segunda-feira (12/09), com a presença do prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti, representando o Município. "Não poderíamos deixar de apoiar este evento, tão importante para a cultura regional", disse.

O público-alvo são profissionais atuantes em museus, centros culturais, memoriais e instituições afins da região sul catarinense. Instituições museológicas cadastradas no SEM/SC tem preferência na participação.

A ministrante é a museóloga Mirella Honoratto, com o tema Gestão e Planejamento Museológico. Em Pomerode, a FCC conta com o apoio da Fundação Cultural da Prefeitura Municipal.

Também será proferida palestra sobre o Sistema Municipal de Cultura de Blumenau, pela Sra. Marlene Félix Schlindwein – Presidente da Fundação Cultural e Blumenau e o sr. Jamil Antônio Dias – Presidente do Conselho de Cultura de Blumenau. A palestra tem como objetivo orientar e incentivar os demais municípios da região a implantar este órgão de fomento a área cultural.


Depois de Pomerode, a capacitação deve passar ainda pelo Meio-Oeste, Serra e Grande Florianópolis. Este programa tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos profissionais técnicos dos museus além de possibilitar a troca de informações entre estes trabalhadores.

Dividido em sete módulos, as oficinas deverão acontecer de 2011 a 2014 de forma progressiva, em todas as regiões de Santa Catarina, possibilitando a continuidade de uma formação específica para os profissionais atuantes em museus. Neste ano será ofertado o Módulo 1 do programa, consistindo na oficina: Gestão e Planejamento Museológico.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pomerode

Comentar notícia